EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO

Autores

  • Leandro Reinaldo Soares Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Glória Maria Pinto Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação ambiental, Consciência crítica, Cidadão

Resumo

Nas últimas décadas, a questão ambiental vem ganhando importância maior na área de ensino. Trata-se de uma temática em que toca a todos os docentes o papel de despertar nos estudantes a competência de perceber, avaliar e refletir sobre o ambiente que o cerca, contribuindo para a formação de um cidadão mais atuante. Este trabalho consiste na reflexão sobre o exercício pedagógico de Educação Ambiental, em um colégio público de ensino médio. A construção da reflexão se deu a partir da observação e registro do diário de campo do investigador acerca da prática docente na disciplina de biologia em um colégio público de ensino médio no município de Itabuna/BA. Existe uma tendência dos colégios adotarem uma metodologia mais conteudista, fazendo com que um assunto tão relevante seja apresentado de maneira formal, livresca e decorativa, afastando-se da realidade do aluno e dos debates atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Reinaldo Soares Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Docência em Biologia

 

Glória Maria Pinto Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Ciências

Doutoranda em Educação em Ciências, Química da vida e Saúde

 

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

Santos, L. R. S., & Coelho, G. M. P. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(13). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/7

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)