ESPAÇO DIALÓGICO SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

E AGORA, PROFESSOR?

Autores

  • Michelangela Pinto Vieira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mônica Cecília Pimentel de Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ana Karla da Silva Freire Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Nayara Mendes Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Vitória Silva Coêlho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Deolindo de Sousa Ribamar Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Gustavo Elias da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mateus Mattiuzi da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Sexualidade, Adolescente, Educação, Docentes

Resumo

Tendo em vista a necessidade de se abordar a sexualidade na adolescência em sala de aula e as dificuldades com as quais os docentes possam se deparar com esse tema em sua prática, o presente estudo buscou discutir as relações entre educador, aluno e sexualidade, sob o enfoque da dialogicidade com o professor. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, com ferramenta metodológica baseada na pesquisa-ação, e como enfoque teórico, a metodologia da problematização. Realizado em Juazeiro, Bahia, no Colégio Estadual Misael Aguilar Silva, na qual, desenvolveu-se uma oficina crítico-emancipatória com os educadores, em uma lógica de intervenção no lócus, estruturada como contribuição à mudança social em produzir informações reflexivas. Durante a oficina ficou evidente a transformação de valores ao longo dos anos no tocante à sexualidade na adolescência. A existência de estratégias como o Programa Saúde na Escola (PSE), assim como, os educadores e a própria escola, demonstraram ter um importante potencial de transformação. Porém, para além disso, existe a necessidade de articulação e corresponsabilização de todos os atores envolvidos no processo de cuidado e educação dos adolescentes, para que as informações no campo da saúde sexual e reprodutiva promovam sujeitos autônomos, responsáveis e conscientes do exercício de sua sexualidade, através da adequada orientação.

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Biografia do Autor

  • Michelangela Pinto Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Enfermeira

  • Mônica Cecília Pimentel de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde com Associação entre UFRGS/UFSM/FURG

    Professora Univasf

  • Ana Karla da Silva Freire, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Especialista em Enfermagem do Trabalho e Residência em Saúde Mental - Univasf

  • Nayara Mendes Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas – Univasf

  • Vitória Silva Coêlho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda em Medicina - Univasf

  • Deolindo de Sousa Ribamar, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduando em Medicina - Univasf

  • Gustavo Elias da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduando em Medicina - Univasf

  • Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) - UFRG

  • Mateus Mattiuzi da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Biologia Celular e Molecular - UFRGS

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Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ESPAÇO DIALÓGICO SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: E AGORA, PROFESSOR?. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/73

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