ESPAÇO DIALÓGICO SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

E AGORA, PROFESSOR?

Autores

  • Michelangela Pinto Vieira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mônica Cecília Pimentel de Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ana Karla da Silva Freire Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Nayara Mendes Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Vitória Silva Coêlho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Deolindo de Sousa Ribamar Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Gustavo Elias da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mateus Mattiuzi da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Sexualidade, Adolescente, Educação, Docentes

Resumo

Tendo em vista a necessidade de se abordar a sexualidade na adolescência em sala de aula e as dificuldades com as quais os docentes possam se deparar com esse tema em sua prática, o presente estudo buscou discutir as relações entre educador, aluno e sexualidade, sob o enfoque da dialogicidade com o professor. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, com ferramenta metodológica baseada na pesquisa-ação, e como enfoque teórico, a metodologia da problematização. Realizado em Juazeiro, Bahia, no Colégio Estadual Misael Aguilar Silva, na qual, desenvolveu-se uma oficina crítico-emancipatória com os educadores, em uma lógica de intervenção no lócus, estruturada como contribuição à mudança social em produzir informações reflexivas. Durante a oficina ficou evidente a transformação de valores ao longo dos anos no tocante à sexualidade na adolescência. A existência de estratégias como o Programa Saúde na Escola (PSE), assim como, os educadores e a própria escola, demonstraram ter um importante potencial de transformação. Porém, para além disso, existe a necessidade de articulação e corresponsabilização de todos os atores envolvidos no processo de cuidado e educação dos adolescentes, para que as informações no campo da saúde sexual e reprodutiva promovam sujeitos autônomos, responsáveis e conscientes do exercício de sua sexualidade, através da adequada orientação.

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Biografia do Autor

Michelangela Pinto Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeira

Mônica Cecília Pimentel de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde com Associação entre UFRGS/UFSM/FURG

Professora Univasf

Ana Karla da Silva Freire, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Enfermagem do Trabalho e Residência em Saúde Mental - Univasf

Nayara Mendes Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas – Univasf

Vitória Silva Coêlho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduanda em Medicina - Univasf

Deolindo de Sousa Ribamar, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Medicina - Univasf

Gustavo Elias da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Medicina - Univasf

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) - UFRG

Mateus Mattiuzi da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Biologia Celular e Molecular - UFRGS

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Vieira, M. P., Melo, M. C. P. de, Freire, A. K. da S., Cruz, N. M., Coêlho, V. S., Ribamar, D. de S., Silva, G. E. da, Soares, F. A. A., & Costa, M. M. da. (2017). ESPAÇO DIALÓGICO SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: E AGORA, PROFESSOR?. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/73

Edição

Seção

Relatos de Experiências

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