OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA

Autores

  • Wilma Almeida da Silva Alencar Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF
  • Adriana Gradela Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

Palavras-chave:

Desafio, Professor, Modernidade, Aprendizagem

Resumo

Na fronteira dos tempos modernos, a Educação dos professores deve ser inspecionada, atualizada para ganhar ritmo e não se distanciar da sucessão de mudanças provocadas pela globalização. Gerenciar conflitos, superar barreiras provocadas pelas evoluções sociais – que dificultam o ensino-aprendizagem –  são uns dos desafios. Para superá-los, o professor necessita de subsídios para fazer a diferença nesse espaço, onde os avanços tecnológicos e as influências da mídia transformam comportamentos e determinam que os velhos paradigmas que permeiam a inter-relação entre a Geração X (professor) e a Geração Alfa (aluno) sejam reavaliados. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo principal analisar a prática docente, fazendo assim uma reflexão acerca da mesma, tendo a consciência de que a educação dada na escola precisa estar preocupada com a formação do cidadão, e que para isso deve ser reformulada constatemente afim de que caminhe junto com a modernidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Ao final, pode-se concluir que o professor é peça fundamental na formação de consciências críticas e participativas, no entanto é necessária a busca por constantes atualizações, visto que a modernidade oferece muitos atrativos que podem, facilmente, se não forem utilizados em benefício da educação, tirar o foco da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilma Almeida da Silva Alencar, Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

Especialização em Docência em Biologia

Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Fancisco – UNIVASF

Doutora em Zootecnia (UNESP)

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

Alencar, W. A. da S., & Gradela, A. (2017). OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(13). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8

Edição

Seção

Artigos