AS INFLUÊNCIAS DIGITAIS NA (DE)FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS NO SÉCULO XXI.
Keywords:
Mídias digitais; Infância alienada; Pesquisa em EducaçãoAbstract
As mídias digitais contemporâneas dominam a vida das crianças em seu cotidiano, as influencia, incutindo o consumismo. Ocorre que a Indústria Cultural planeja seus conteúdos almejando as crianças e adolescentes como seu público alvo mais relevante, pois são os mais vulneráveis. Consequentemente, destina seus produtos ao consumo em massa, tornando-se tudo um negócio voltado ao lucro. Neste trabalho usaremos o termo indústria cultural, que foi proposto por Adorno e Horkheimer, no livro Dialética do Esclarecimento, e publicada em 1947. Por fim, apresentamos a nossa pesquisa de campo com 25 crianças entre 6 a 11 anos, e com base na Teoria Crítica e na Psicanálise avaliamos as entrevistas. Os apontamentos também com margem na Teoria Crítica, analisando o reflexo e impacto que a Indústria Cultural alude sobre elas. Entendemos que pesquisar acerca dessas influências das mídias eletrônicas sobre a formação da subjetividade infantil, é relevante para a área da Educação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

