RREPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE HUMANA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5° ANO DOENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Éric Brun Universidade Esdadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14913253

Keywords:

Diversidade, Relações étnico-raciais, Anos iniciais Ensino Fundamental

Abstract

Apresentamos os resultados da nossa pesquisa quanti-qualitativa acerca da representação da diversidade humana proposta pelos livros didáticos do alunado do 4° e do 5° ano do Ensino Fundamental que integram o Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2019 do Ministério de Educação. Objetivamos mensurar as proporções representativas da diversidade humana nas categorias fenotípica, cultural e linguística assim como avaliar a conformidade dos livros didáticos com as prescrições do edital no que diz respeito à diversidade humana e às relações étnico-raciais. O corpus da nossa pesquisa engloba os seis componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Artes, Ciências, Geografia, História, Matemática e Português. Este estudo configura-se como uma análise documental cuja coleta de dados foi realizada de acordo com as três categorias de análise acima referidas. Os resultados expressos sob a forma de percentuais visam delinear de forma concreta as tendências editoriais acerca da diversidade humana a partir de uma análise comparativa entre componentes e campos de saber (ciências humanas e ciências exatas). Entre os resultados mais significativos da pesquisa, destacam-se a manutenção de estereótipos da sociedade civil entre homens e mulheres e a sub-representação da cultura e língua afro-brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Éric Brun, Universidade Esdadual de Feira de Santana

    Doutor em Educação

    Universidade Estadual de Feira de Santana

Published

2025-02-23

How to Cite

BRUN, Éric. RREPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE HUMANA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5° ANO DOENSINO FUNDAMENTAL. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. A7 01–31, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14913253. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2782. Acesso em: 14 aug. 2025.