A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO

NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.

Authors

  • Francisco Carlos Franco PUC-SP
  • Andrea Marinho UNINOVE
  • Renan Antonio da Silva UNESP
  • Luci Mendes de Melo Bonini PUC-SP

Keywords:

Movimentos Sociais, Educação problematizadora, Formação política, Consciência crítica

Abstract

Estuda-se o papel da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), sediada na cidade de Guararema, estado de São Paulo, na vida e na educação de membros de movimentos sociais diversos, incluindo, se aí, o Movimento Sem Terra (MST). O estudo tem como objetivo descrever a educação Escola Nacional Florestan Fernandes por meio das narrativas dos estudantes que demonstram como ocorre a formação de lideranças do Movimento Sem Terra. Este trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa de corte transversal em que, além do material bibliográfico, desenvolveu entrevistas com cinco discentes, uma coordenadora geral e um coordenador pedagógico. Os participantes foram selecionados a partir dos sujeitos que se encontravam na ENFF nos meses de março a abril de 2017. As entrevistas foram de natureza individual e em determinados aspectos foram estruturadas com questões previamente formuladas, mas também como oportunidades de falas abertas. Resultados demonstraram que alunos e educadores buscam a emancipação por meio de uma consciência crítica do papel da educação para um sujeito que crie sua própria história.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Francisco Carlos Franco, PUC-SP

    Doutor em Educação (PUC-SP)

  • Andrea Marinho, UNINOVE

    Doutora em Educação (UNINOVE)

  • Renan Antonio da Silva, UNESP

    Doutor em Educação Escolar (UNESP)

  • Luci Mendes de Melo Bonini, PUC-SP

    Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP)

Published

2019-03-27

Issue

Section

Dossiê Temático Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação

How to Cite

FRANCO, Francisco Carlos; MARINHO, Andrea; SILVA, Renan Antonio da; BONINI, Luci Mendes de Melo. A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 137–152, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/446. Acesso em: 18 aug. 2025.