O FAZER CRÍTICO

PROPOSTA MAKER DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

  • Brunno André Ruela Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-6394-5261
  • Ana Carolina Rodrigues Mateus UFG
  • Marco Túlio França Martins UFG
  • Claudio Roberto Machado Benite UFG

Palavras-chave:

prática docente, ensino de ciências, estratégias de ensino, educação maker crítica, máscara de proteção, Covid-19

Resumo

O Movimento Maker (MM) surgido nos Estados Unidos está reverberando em toda à sociedade estimulando pessoas a utilizarem as tecnologias digitais passando a influenciar a educação de um modo geral com as Propostas Maker de Ensino (PME). No entanto, a maioria dessas propostas está se distanciando dos princípios que a originaram contribuindo para a manutenção do status das desigualdades sociais. Logo, este estudo tem como objetivo discutir como uma PME pode contribuir para a formação crítica de professores de Química, sob a luz do referencial da pedagogia crítica de Giroux (1997) e Freire (2016). Com elementos da pesquisa participante, o estudo foi desenvolvido em uma disciplina de formação inicial de professores intitulada “Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para o Ensino de Química” em 4 etapas: discussões sobre as TIC e origens da cultura maker em relação à organização do trabalho pedagógico; reflexão em conjunto das preconcepções das PME dos docentes; utilização da PME atrelada aos problemas sociais buscando a construção de um protótipo por meio do fazer crítico; escolha da problemática e construção do artefato com apresentação dos resultados em vídeo educativo. Os encontros virtuais foram gravados em áudio e vídeo para análise da conversação das falas dos sujeitos, tendo como principais resultados as visões fetichizadas de tecnologia com reflexão esvaziada de ação. A partir de discussões acerca da produção de conhecimento em rede e das bases teóricas do MM, os sujeitos vislumbraram a produção de uma máscara de proteção conta a Covid-19 usando a Ciência a favor da segurança e o bem-estar coletivo. Assim, os discentes usaram o conhecimento de maneira política e interdisciplinar, por meio da experimentação com materiais alternativos, ou atividade maker, construindo novas concepções sobre a natureza da Ciência demonstrando compromisso social e autonomia e criatividade para a prática docente.

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Biografia do Autor

Brunno André Ruela, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG. Faço parte do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão do Instituto de Química (LPEQI) vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC/IQ/UFG). Atualmente sou Professor do Ensino Médio da rede SESI e Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Fui monitor da disciplina Química Geral pelo Programa de Monitoria Acadêmica da UFG dos anos de 2015/2016 e, durante o segundo semestre de 2019, fui monitor de transformações químicas. Participei do Programa de Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) de 2016/2018. Participei do programa de mobilidade acadêmica da Asociación de Universidades Grupo Montevideo - AUGM, na Universidad Nacional del Litoral em Santa Fé, Argentina (2018). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq durante o ano de 2019. Atuo nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Química e Cibercultura na Inclusão Escolar; Necessidades Educativas Especiais e Necessidades Formativas dos Professores/as na perspectiva Inclusiva e Design de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências; Propostas Maker de Ensino e Gestão Educacional

Ana Carolina Rodrigues Mateus, UFG

Licenciada em química na Universidade Federal de Goiás e Mestranda em educação em Ciencias e Matemática pela  Universidade Federal de Goiás

Marco Túlio França Martins, UFG

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Goiás

Claudio Roberto Machado Benite, UFG

Licenciado em Química pela Universidade do Grande Rio , Mestre em Educação em Ciencias e Matemática e Doutor em Química pela Universidade Federal de Goiás e Professor do Departamento de Ensino de Química da Universidade Federal em Goiás 

Publicado

2023-05-07

Como Citar

Ruela, B. A., Mateus, A. C. R. ., Martins, . M. T. F. ., & Machado Benite, C. R. (2023). O FAZER CRÍTICO: PROPOSTA MAKER DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 123–153. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1928