COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:

ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Hebert Luan Pereira Campos dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Fernanda Beatriz Melo Maciel Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Currículo médico, Comunicação em saúde, Educação médica, Currículo em comunicação em saúde

Resumo

Neste ensaio, propomo-nos a refletir acerca dos seguintes questionamentos: como se estruturam os currículos médicos na abordagem da comunicação? como possibilitar que o profissional assuma uma postura empática e estabeleça uma comunicação dialógica se, durante a graduação, pouco se estimula a escuta ativa? Ou ainda, é possível formar o médico para o exercício de uma comunicação menos paternalista e com práticas de saúde mais dialógicas? Para esta reflexão foi realizada uma análise bibliográfica focada no eixo comunicação e formação médica. Sendo assim pretendemos, com este artigo, contribuir para a  compreensão, reflexão e análise da formação médica e a interface necessária com o campo da comunicação por intermédio de dois eixos, o primeiro abrangendo a comunicação no currículo médico e o segundo, por sua vez, a prática paternalista e a prática médica compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hebert Luan Pereira Campos dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente, graduando em Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde(IMS)/UFBA e bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade). Compõe a equipe de pesquisadores do estudo Integração de ações de vigilância, prevenção e controle de Doenças Tropicais Negligenciadas: perspectivas epidemiológicas e operacionais para Hanseníase e Doença de Chagas no SUS no sudoeste do Estado da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Programa Integrado em Epidemiologia e Avaliação de Impactos na Saúde das Populações do Instituto de Saúde Coletiva(ISC)/UFBA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Síndrome Congênita do Zika Vírus e suas alterações neurológicas, Atenção Primária à Saúde, Formação de Pessoal em Saúde, Hanseníase, Doença de Chagas, Sífilis e outras doenças negligenciadas.

Fernanda Beatriz Melo Maciel, Universidade Federal da Bahia

Atualmente graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira. Bacharela em Saúde - UFBA, foi monitora do projeto de extensão HIV/AIDS: Educar para desmitificar, atuando principalmente nos seguintes temas: hiv/aids, conhecimento entre universitários, extensão universitária, saúde infantil e práticas de prevenção e participa da iniciação científica como voluntária no projeto de Integração de Ações de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Trospicais Negligenciadas: Perspectivas Epidemiológicas e Operacionais para Hanseníase e Doença de Chagas no SUS no Sudoeste do Estado da Bahia.

 

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Pereira Campos dos Santos, H. L., & Fernanda Beatriz Melo Maciel. (2020). COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 201–218. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)