EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA

REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Roberto Gondim Pires UFBA
  • Cesár Pimentel Figueredo Primo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Poliana Santana Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Educacão física, EJA, Currículo

Resumo

Este trabalho é resultado das experiências docentes desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas Escolas da rede pública estadual de ensino, na cidade de Jequié/BA, nos anos de 2015/2016, associadas ao Subprojeto da disciplina Educação Física, na linha de ação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem como objetivo: refletir sobre a formação docente desses estudantes e a realidade escolar. Utilizamos a observação sistemática das intervenções, a fim de traçar um paralelo entre as atividades escolares desenvolvidas e a abordagem curricular na formação inicial do estudante (bolsista) na Universidade. Constatamos discrepâncias entre a formação acadêmica e a prática docente desenvolvida na escola; identificamos especificidades como o rejuvenescimento da população escolar em questão; evidenciamos uma baixa participação das mulheres nas aulas e a necessidade de abordagem de conteúdos e metodologias próprias para a modalidade escolar em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Gondim Pires, UFBA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1994), é especialista em Metodologia do ensino da Educação Física pela UESB, fez mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: Gestão e Política da Educação pela UFBA (2007). 

Cesár Pimentel Figueredo Primo , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1996). Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Educação à Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professor TITULAR A da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Currículo, Formação e Exercício Profissional em Educação Física, em Metodologia da Pesquisa, nos estudos sociológicos sobre o lazer e nos estudos que envolvem a evolução do futebol, em especial aqueles que envolvem as análises de desempenho como ponto de partida.

Poliana Santana Pereira , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (2009), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Fisiologia do Exercício e Atividade Física e Saúde para grupos especiais. Leciona a disciplina Educação Física - Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Gondim Pires, R. ., Pimentel Figueredo Primo , C. ., & Santana Pereira , P. . (2021). EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(26), 344–360. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1340

Edição

Seção

Relatos de Experiências