COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE

POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE TECIDA NA PERSPECTIVA DO SER

Autores

  • Maria José da Silva Morais Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0002-3579-570X
  • José Vanderley de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Pensamento complexo, Transdisciplinaridade, Formação docente

Resumo

: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação docente a partir do pensamento complexo e da transdisciplinaridade que reverbera por uma epistemologia e prática mais humana e integrada, ou seja, conectada com o ser e imbricada ao empírico, simbólico e espiritual. Nesse sentido, o percurso metodológico da investigação caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com ênfase em Morin (2000), Moraes (2015), Nicolescu (1999), Freire (1996), Pinho e Passos (2018), dentre outros. Assim, o diálogo propõe inserir a formação docente nesta imersão de incertezas, visto que o professor é um problematizador e articulador dos saberes, é um sujeito que está entre e através dos diferentes caminhos e possibilidades de materialização do objeto, sejam eles vivenciados pelas áreas do conhecimento, discursos disciplinares ou linguísticos. Desta forma, o fenômeno complexo e transdisciplinar será norte para uma possível compreensão ontológica da formação docente, uma vez que é emergente repensar o modelo de formação na atual conjuntura educacional. A ciência moderna racionalizou o conhecimento, ao desconsiderar outras possibilidades de compreensão, entre elas, uma atitude aberta, imaginativa, criativa, conectiva do sujeito e do objeto. Logo, a epistemologia complexa e transdisciplinar surge como um novo olhar para a formação humana, ou seja, um conhecimento que toca a nós e os outros; além de sujeitos reflexivos, colaborativos e criativos, capazes de trabalhar em equipe e ter compromisso com a educação, a partir da vida e para a vida.

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Biografia do Autor

Maria José da Silva Morais, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda em Educação na Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas (RIEC-TO). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. E-mail: melassis@mail.uft.edu.br

José Vanderley de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação na Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Universidade Federal do Tocantins (UFT).   Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas (RIEC-TO) e Professor da Educação Básica. 

 

 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura e Mestrado e Doutorado em Educação da UFT. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras. E-mail: mjpgon@mail.uft.edu.br

 

Publicado

2023-03-19

Como Citar

da Silva Morais, M. J., de Oliveira, J. V., & de Pinho, M. J. (2023). COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE TECIDA NA PERSPECTIVA DO SER. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 61–80. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2030