ANTROPOLOGIA E SAÚDE CAMINHOS POSSÍVEIS PARA (RE)PENSAR A PRÁTICA MÉDICA

ANTROPOLOGIA E SAÚDE NA FORMAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Hebert Luan Pereira Campos dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Fernanda Beatriz Melo Maciel Universidade Federal da Bahia
  • Ruth Ellery Lima Flores Universidade Federal da Bahia
  • Paulo Rogers da Silva Ferreira Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

antropologia, formação médica, medicina

Resumo

A formação médica constitui um tema importante e sempre atual sendo alvo constante de preocupação entre educadores, pesquisadores e de políticas públicas. A inserção obrigatória das ciências sociais nos currículos médicos foi uma das últimas atualizações realizadas pela Diretriz Nacional Curricular visando dar conta das necessidades do cuidado em saúde. Neste artigo, objetivou-se refletir acerca da inserção do ensino da antropologia no curso de medicina e as possibilidades suscitadas por este, principalmente, para contextualizar culturalmente as concepções, os cuidados e as técnicas dentro da profissão de médico. Buscando trazer o que a medicina tem a aprender com a antropologia, utilizou-se de dois conceitos estruturantes da antropologia, a saber: a interculturalidade e o relativismo cultural. Foi constatado que a antropologia tem a função de ser ponte e mediação entre dois mundos (do médico e do paciente) mostrando-se fundamental para construção de novos olhares sobre os saberes e práticas médicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Beatriz Melo Maciel , Universidade Federal da Bahia

Atualmente graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira. Bacharela em Saúde - UFBA, foi monitora do projeto de extensão HIV/AIDS: Educar para desmitificar, atuando principalmente nos seguintes temas: hiv/aids, conhecimento entre universitários, extensão universitária, saúde infantil e práticas de prevenção e participa da iniciação científica como voluntária no projeto de Integração de Ações de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Trospicais Negligenciadas: Perspectivas Epidemiológicas e Operacionais para Hanseníase e Doença de Chagas no SUS no Sudoeste do Estado da Bahia.

Ruth Ellery Lima Flores , Universidade Federal da Bahia

Acadêmica de Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde, Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA).

Paulo Rogers da Silva Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA). Membro do Núcleo de Epidemiologia e Saúde Coletiva do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (NESC-IMS-CAT/UFBA). Doutor em Antropologia pela Université Laval, Canadá, onde foi pesquisador-associado ao Canadian Centre for Health and Safety in Agriculture (CCHSA). Tem formação complementar em Saúde Pública com ênfase em áreas rurais pelos Canadian Institutes of Health Research Strategic Training (CIHR‐STIHR). No Brasil, o autor tem centrado pesquisas em Saúde Pública e Ruralidades Contemporâneas tendo atuado como Pesquisador Colaborador e exercido a função de Secretário Geral na Associação de Estudos e Pesquisas da Subjetividade (APAES) de 2006 a 2015. Foi contemplado com o Prêmio ANPOCS, na categoria Melhor Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, edição 2007, assim como com o Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e outras parcerias, edição 2006. Linhas de pesquisa: antropologia médica, epidemiologia cultural, antropologia rural, impacto da Saúde Pública em áreas rurais, antropologia da saúde.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Pereira Campos dos Santos, H. L., Fernanda Beatriz Melo Maciel, Ruth Ellery Lima Flores, & Paulo Rogers da Silva Ferreira. (2019). ANTROPOLOGIA E SAÚDE CAMINHOS POSSÍVEIS PARA (RE)PENSAR A PRÁTICA MÉDICA: ANTROPOLOGIA E SAÚDE NA FORMAÇÃO MÉDICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 50–64. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/541

Edição

Seção

Artigos