AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADAS A PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA

Autores

  • Adson Aragão de Araújo Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Hellen de carvalho Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Anacely Guimarães Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Roberta Stofeles Cecon Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Educação em saúde, Síndrome de Burnout, Vigilância em saúde

Resumo

A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) é a área de saúde pública responsável por ações e normas para estudo, prevenção, assistência e vigilância à saúde do trabalhador, atuando sobre as condições de saúde, ambiente e organização do trabalho, corroborando com o direito universal à saúde preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Frente à necessidade de aproximar a comunidade acadêmica das ações de saúde do município de Paulo Afonso-BA e para fornecer cuidado e educação em saúde aos professores, um grupo de acadêmicos de medicina executou uma ação de intervenção em uma escola municipal. Tratou-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência cujo objetivo foi relatar a experiência de acadêmicos de medicina na realização de atividades de educação em saúde para professores de uma escola pública. O grupo construiu um formulário do tipo pesquisa de opinião e um banner informativo para fomentar uma roda de conversa acerca do tema saúde do professor, síndrome de Burnout e qualidade de vida. Ao final da vivência, notou-se que o grupo de alunos compreendeu a situação de saúde dos professores da escola e executou uma ação de educação em saúde para informá-los da importância da saúde para o trabalho e suas repercussões na sociedade. Evidenciou-se que experiências em cenário prático são enriquecedoras para os acadêmicos, que adquirem conhecimentos importantes para sua futura realidade profissional, e para os que participaram da ação, que puderam conhecer acerca da saúde do trabalho, do manejo de seus riscos e como ter melhores hábitos de vida.

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Aragão de Araújo Santos, A., de carvalho Lima, H., Guimarães Costa, A. ., Stofeles Cecon, R. ., & Vasconcelos Palácio, M. A. . (2021). AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADAS A PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 552–570. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1216