O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marly Krüger de Pesce Universidade da Região de Joinville
  • Raquel Terezinha Ulbrich Universidade da Região de Joinville

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino remoto, Práticas educativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como professores compreendem o processo das aulas remotas, utilizando as tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores de duas escolas de ensino médio localizadas em uma cidade do norte de Santa Catarina. Foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista com cinco professores. A coleta ocorreu em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas e passaram a ser de forma remota, com o uso das tecnologias digitais. Os resultados apontaram que os professores tiveram uma formação técnica para desenvolver suas aulas de forma remota, porém acentuaram as dificuldades em utilizar sua casa como sala de aula. Também indicaram que as práticas educativas pós-pandemia serão afetadas pela experiência com as tecnologias digitais das aulas remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Terezinha Ulbrich , Universidade da Região de Joinville

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville. Graduada em Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

2022-04-23

Como Citar

Pesce, M. K. de, & Ulbrich , R. T. . (2022). O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 155–174. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580