O ENSINO DO MEIO AMBIENTE E SAÚDE NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Márcio da Mota Machado Filho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maurício Cendón do Nascimento Ávila Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Karina Braccini Pereira Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Fernando Icaro Jorge Cunha Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Edward Frederico Castro Pessano Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Palavras-chave:

Saúde, Saúde e ambiente, BNCC, ensino fundamental

Resumo

As temáticas Meio Ambiente e Saúde estão incluídas nos temas transversais na educação básica, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando o atual cenário educacional brasileiro, onde ocorrem implementações de documentos normativos, o presente estudo qualitativo, documental e de caráter exploratório buscou analisar a representação de Meio Ambiente e Saúde e suas possíveis e necessárias articulações nos documentos orientadores educacionais, sendo eles, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), o Plano Estadual de Educação-RS (PEE-RS) e o Plano Municipal de Educação de Alegrete (PME-ALE), para os anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada a busca por termos específicos, onde as palavras-chave definidas foram: “Meio Ambiente” e “Saúde”, possibilitando a contagem de suas menções nas diferentes áreas de conhecimento, assim como nas diretrizes disponíveis nos documentos analisados. Considerando os termos de busca estarem descritos nos documentos em diferentes contextos, foi realizada a análise de conteúdo e categorização de Bardin, permitindo a criação de categorias próprias para cada contexto no qual os termos foram encontrados. Evidenciamos que a vinculação da temática saúde e ambiente ocorre de forma breve e pontual em determinadas áreas de conhecimento, onde, em sua maior parte é mencionada no corpo textual das apresentações das disciplinas, não estando presentes nas descrições das suas respectivas habilidades. Os resultados e discussões permitem sugerir que possíveis fragmentações ou inadequações que possam existir no processo formativo dos estudantes, perpassam pela inadequada orientação dos documentos orientadores educacionais, fator que impossibilita ou fragiliza a gestão escolar e seus processos de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio da Mota Machado Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA; Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFAR; Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia (lato sensu); Especialista em Geografia Ambiental (lato sensu); Pesquisador no Grupo de Pesquisa COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências.

Maurício Cendón do Nascimento Ávila, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA em 2020; Especialista em Diversidade e Conservação da Fauna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2012; Graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS em 2009. Possui formação nas áreas de Biologia, Ecologia, Zoologia e Ensino de Ciências e atua principalmente na linha de pesquisa de processos de ensino-aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório.

Karina Braccini Pereira, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Agronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2005) e doutorado em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Unipampa. Atualmente é técnica de laboratórios- área biologia e docente na disciplina de Poluição e Resíduos Sólidos no curso de pós-graduação lato sensu de Educação Ambiental e na disciplina de Educação Ambiental no curso de pós-graduação de Educação em Ciências, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Representante pela Unipampa do Programa de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino (PEARME- parceria com SEMED e SEMA). É membro da Comissão de Coleta Seletiva Solidária e da Comissão Local de Concursos Públicos para Docentes da universidade. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Toxicologia e Botânica, com ênfase em Resíduos Sólidos, Farmacognosia, Nutrição e Crescimento Vegetal, e Microbiologia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ComCiência que desenvolve estudos e projetos nas áreas de Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Parecerista ad hoc da Revista Research, Society and Development - ISSN 2525-3409 e da Revista Vidya - ISSN 2176-4603.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolve estudos na área da inclusão escolar, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos, Tecnologia Assistiva e Tecnologias Digitais. Foi bolsista auxiliar de gestão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Unipampa - Campus Uruguaiana sob Gestão do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi, onde desenvolveu pesquisas acerca dos desafios do Ensino Remoto Emergencial em parâmetros de retenção e evasão de discentes a partir de vulnerabilidades, a ação ocorreu por meio da Chamada Interna PROGRAD 4/2021. Desenvolve o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Faz parte do Projeto Iniciação à Ciência do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Alegrete, que visa enriquecer o Ensino de Química para a Educação Básica, fomentando a inovação e letramento químico subsidiando professores da rede pública de ensino. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA. 

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

Publicado

2023-02-16

Como Citar

Machado Filho, M. da M. ., Ávila, M. C. do N., Pereira, K. B., Cunha, F. I. J., & Pessano, E. F. C. (2023). O ENSINO DO MEIO AMBIENTE E SAÚDE NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 33–60. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1903