A LUDICIDADE COMO COMPONENTE DO CUIDADO A IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS – VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO DE UM CURSO TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS
O CUIDADO A IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Envelhecimento Ativo, Lazer, Promoção à saúde., Idosas, Cuidado IntegralResumo
Este trabalho descreve a experiência de estágio de alunas de um curso Técnico em Cuidados de Idosos de uma universidade pública localizada no Sul do país em uma Instituição de Longa Permanência para Idosas, onde desenvolveram atividades lúdicas e recreativas visando a promoção à saúde das assistidas. As atividades ocorreram durante encontros semanais e matutinos à ILPI, nos quais foram estimulados diversos componentes sensório-motores e cognitivos, além de ações para incentivo ao autocuidado. As alunas tiveram a oportunidade de desenvolver um olhar aprimorado e atento ao cuidado, com vistas à integralidade da pessoa idosa. Suas ações proporcionaram a manutenção e/ou melhora da condição física e cognitiva das idosas, respeitando suas histórias, individualidades e particularidades. Por fim, o estágio promoveu um momento focado no cuidado humanizado às assistidas, despertando sentimentos de acolhimento, pertencimento e valorização no ambiente da ILPI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.