RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS

UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS

Autores

  • Anny Karine Matias Novaes Machado Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alexsandro dos Santos Machado

Palavras-chave:

Formação docente, Autobiografia, Cibercultura, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

A sociedade moderna, caracterizada pela velocidade de informações, pela consolidação do ciberespaço como modelo cultural trás consigo uma ampliação no acesso e democratização do saber, o que tem permitido um processo de revalorização da experiência no âmbito da formação docente, intimamente ligada ao principio de que estes saberes conectam-se aos percursos pessoais. Nesse sentido, as memórias individuais delegam as situações e vivências e constituem-se como um repertório de representações cotidianas dos atores e dos quadros que compõem o cenário educacional. Neste trabalho, propomos uma reflexão acerca de como se constroem as feições de narrativas docentes publicadas em blogs e como estas expressam memórias, vivências, práticas e transformações de suas práxis pedagógicas. O método baseado no principio de analise de conteúdo, buscou abarcar uma serie de blogs na unidade de analise cujo principio orienta-se pelos critérios: blogs ativos e mantidos por professores em efetivos exercício, presença de suas historias de vida, interfaces de suas memórias com suas praticas de sala de aula, foram assim selecionados cinco blogs, em que cada um representou uma região do pais. Ao analisar as narrativas buscamos perceber, como se constitui a narrativa, o tipo de narrador e em que medida expõe a pertinência de rememorar suas experiências e como estas podem incidir em sua práxis pedagógica. Dessa maneira, os blogs, enquanto aparatos culturais podem se constituir como um meio de divulgação de autobiografias docentes atuando como potencializadores dos exercícios de rememoração, revalorização da experiência, reconstrução e ressignificação das praticas cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anny Karine Matias Novaes Machado, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

 

Alexsandro dos Santos Machado

 Doutor em Educação

Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Matias Novaes Machado, A. K., & Machado, A. dos S. (2014). RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)