MÚSICA, ESPAÇO CURRICULAR E PROFESSORES DE ARTE

uma análise da rede pública de ensino de Petrolina-PE

Autores

  • Carlos André Gomes Lima Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Cristiane Almeida Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Música, Espaço curricular, Professores de arte

Resumo

Esta pesquisa investigou o espaço curricular da música e a formação dos professores de arte nos anos finais do ensino fundamental da rede pública de Petrolina-PE, além de analisar o espaço curricular da música no ensino público do município e identificar a formação dos professores da disciplina de arte. A partir da análise de documentos oficiais e norteadores e dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas informais, foi possível compreender a música enquanto área de conhecimento na referida disciplina, o perfil profissional e a formação dos professores. Discutimos, também, as particularidades e perspectivas tanto para a música quanto para os professores de arte, considerando os planejamentos e o espaço curricular dado à música por parte da secretaria de educação do município. Verificamos que a música existe no campo investigado como área de conhecimento, dentro do componente curricular arte, lecionada por professores não especialistas e que complementam a carga horária na disciplina. Por fim, discutimos as perspectivas para o ensino de música no ensino fundamental da rede pública, considerando as legislações atuais, a formação dos professores em área específica e o espaço curricular da referida área artística no campo investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos André Gomes Lima, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Possui licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e especialização em Educação Musical pela UCAMPROMINAS (2013). É mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE. Desde agosto de 2010 é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Artes - Música, com ênfase em Educação Musical, formação de professores na Licenciatura em Música do IF Sertão PE/Petrolina, lecionando as disciplinas de Apreciação Musical, Prática Pedagógica, Instrumento (violão), Percepção, História da Música, Linguagem e Estruturação Musical, Harmonia, Arranjo, Regência, e Morfologia e Análise Musical.

Cristiane Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Música - Licenciatura (1987), pela Universidade Federal de Pernambuco, bacharelado em Música - Instrumento/Flauta Doce (1995), pela mesma universidade. Cursou o mestrado em Música (2005) e o doutorado em Música (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal de Pernambuco e vice-diretora do Centro de Artes e Comunicação (CAC). Professora credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Música da UFPE e da UFPB. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação e atuação profissional de professores de música. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação musical não-formal; educação musical e etnomusicologia; e formação de professores de música e diversidade.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Gomes Lima, C. A., & Maria Galdino de Almeida, C. (2020). MÚSICA, ESPAÇO CURRICULAR E PROFESSORES DE ARTE: uma análise da rede pública de ensino de Petrolina-PE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 34–57. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/890