AS PERSPECTIVAS TRANSVERSAIS NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS DA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI

Autores

  • Catia Silene Carrazoni Lopes Viçosa Unipampa
  • Débora Lopes Viçosa Unipampa
  • Andréia Caroline Fernandes Salgueiro Unipampa
  • Vanderlei Folmer Unipampa

Palavras-chave:

Transversalidade, Currículo, Aprendizagem, Educação

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as orientações sobre abordagens transversais, presentes nos Planos de Ação do Mercosul Educacional, e as diretrizes referentes à essa temática na Lei de Educação Nacional da Argentina, Lei de Diretrizes e Bases do Brasil e Lei Geral de Educação do Uruguai. Os dados foram tratados a partir da Análise Documental com método comparativo e apresentados por meio de nuvens de palavras. Os resultados indicaram que os Planos de Ação do Mercosul Educacional apresentam recomendações sobre abordagens transversais nos espaços educativos. A análise dos documentos oficiais de cada país mostrou que: i) o documento argentino exibe eixos temáticos amplos nos diferentes níveis educacionais; ii) a lei brasileira orienta para a inserção de temas diversificados em todos os currículos escolares, sendo amparada por documentos complementares; e iii) a lei educacional uruguaia contempla amplamente o tema pesquisado e acordado nos planos do Mercosul Educacional. Conclui-se que os documentos analisados direcionam para uma prática baseada na transversalidade no contexto escolar, propiciando espaço para a inclusão de saberes extraescolares. Porém, depreende-se a necessidade de potencializar a inserção de temas transversais no cotidiano escolar dos países cenário da pesquisa. Isso pode se dar a partir da capacitação de professores visando proporcionar uma aprendizagem contextualizada que atenda demandas do contexto social e cultural dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Unipampa

Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Especialista Educação Especial e Inclusiva (Fael); Licenciada em Ciências da Natureza (Unipampa). Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES) que desenvolvem projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

Débora Lopes Viçosa, Unipampa

Mestranda PPG Educação em Ciências (Unipampa); Bacharel em Fisioterapia (Unipampa). Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES) que desenvolve projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Unipampa

Pós Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa), Doutora em Bioquímica (Unipampa), Mestra em Bioquímica (Unipampa), Bacharel em Fisioterapia (Unipampa); Professora colaboradora PPG Educação em Ciências (Unipampa); Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES) que desenvolve projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

Vanderlei Folmer, Unipampa

Pós doutorado em Bioquímica Toxicológica (Universidade de Lisboa-Portugal); Doutor em Ciências Biológicas (UFSM); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Graduado em Fisioterapia (UFSM); Graduado em Letras (UNIP); Docente na Unipampa; Docente no PPG Educação em Ciências (Unipampa). Coordenador do Grupo de Estudos Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde que desenvolvem projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

Silene Carrazoni Lopes Viçosa, C., Lopes Viçosa, D., Caroline Fernandes Salgueiro, A. ., & Folmer, V. (2020). AS PERSPECTIVAS TRANSVERSAIS NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS DA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 06–33. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1051