DOSSIÊ - METODOLOGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

2020-10-20

Ensinar não é uma tarefa tão simples como muitos cogitam. Muito menos quando se trata dos conhecimentos matemáticos. Os alunos adentram nas instituições de ensino da educação básica com ideias internalizadas que a disciplina de matemática é difícil. Na verdade, esse fato pode ser dito como uma questão cultural.

Assim, o professor se depara com um desafio ainda maior sendo necessário ressignificar o ensino, exigindo-lhe mais pesquisa, criatividade, engenhosidade, organização e planejamento, isto é, incrementar ações significativas e contributivas à aprendizagem matemática de seus alunos. Nesse contexto, inserem-se as metodologias de ensino da matemática, a saber, jogos, tecnologias da informação e comunicação (TIC), resolução de problemas, história da matemática, modelagem matemática, materiais manipuláveis, dentre outras, atualmente, nomeadas metodologias ativas.

Diante disso, esta chamada para publicação de artigos tem como objetivo propagar investigações científicas acerca das metodologias de ensino na formação de professores que ensinam matemática. O uso da terminologia ‘professores que ensinam matemática’ refere-se considerar um contexto contemplado por professores licenciados em matemática e em pedagogia. Os de matemática, pela própria natureza da área de formação. Os de pedagogia, por serem eles, os mediadores do processo inicial da construção ou reconstrução do saber matemático na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

No processo de formação inicial dos professores que ensinam matemática, em geral, as discussões acerca das metodologias de ensino são tratadas de forma dicotômica, ora com ênfase nos aspectos teóricos, ora pelo aspecto lúdico. Na formação de professores de matemática, prevalece o aspecto teórico caracterizando e especificando a natureza de cada metodologia, pelo fato dessas metodologias serem estudadas em disciplinas de caráter eminentemente teórico, bem antes dos estágios supervisionados. Para os professores que ensinam matemática na educação infantil e anos iniciais, por dar ênfase ao lúdico para ensinar a crianças, tratar de metodologias é considerar a ludicidade como forma de ensinar a matemática.

A questão não está na ludicidade, nem se esgota nos aspectos teóricos, mas, em se ter um processo formativo, no qual, tais discussões possam gerar obstáculos epistemológicos aos futuros professores quanto à aplicabilidade efetiva de cada metodologia. Valer-se do conhecimento sobre diferentes metodologias do ensino de matemática, é saber para que, quando e como aplicá-las para abordar objetos de conhecimento matemático, conforme o contexto de atuação.

Assim, o presente dossiê possibilita difundir ações, debates e reflexões sobre as metodologias de ensino no processo formativo do professor que ensina matemática com o propósito de contribuir para sua formação e integração de estratégias significativas e inovadoras em sua prática.

Os manuscritos serão publicados no Volume 11, número 24, abril 2021 -  Dossiê Metodologias de Ensino na Formação de Professores que Ensinam Matemática.

Ao submeter o manuscrito, vincular na seção “Dossiê Metodologias de Ensino na Formação de Professores que Ensinam Matemática”.

As submissões devem ser feitas ATÉ o dia 30 de janeiro de 2021

Link da Revasf:

https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/index

 

Link com as orientações para os autores:

https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

 

Os manuscritos deverão ser submetidos diretamente no portal da revista (http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf) em arquivo compatível (Word). 

 

Cada artigo poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.

Mínimo de 10 e máximo de 25 páginas. Devem ter apresentação de acordo com a NBR 6022 da ABNT, 2003 e 2018

 

Organizadores:

 

Denize da Silva Souza (UFS)

E-mail: denize.souza@hotmail.com

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7517823576002780

 

José Elyton Batista dos Santos (UFAL)

E-mail: elyton_batista@hotmail.com

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7640396125687129

 

Maria Cristina Rosa (UFS)

E-mail: mariacristina.rs@hotmail.com

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3339139221222479