REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS

CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Authors

  • Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo UFRN
  • Nara Lidiana Silva Dias Carlos
  • Olívia Morais de Medeiros Neta

Keywords:

Campo científico, Epistemologia, História da educação

Abstract

Tendo como ponto de partida os fundamentos filosóficos das ciências, este artigo se propõe a discutir o desenvolvimento histórico da ciência com base em alguns conceitos que integram o pensamento de Gaston Bachelard (1978) e Thomas Kuhn (1987), articulando-os com a noção de campo científico de Pierre Bourdieu (2002; 2004). A partir deste diálogo, nos voltamos especificamente para o campo da História da Educação e, nesse sentido, discutimos a produção do conhecimento com base na perspectiva de Michel de Certeau (1982; 2017). Este autor contribui para a nossa discussão, sobretudo, a partir da tríade composta por lugar de fala, prática e escrita. Este estudo utilizou como metodologia a revisão bibliográfica. A pesquisa em história se constrói a partir de caminhos específicos. Assim, o modo como compreendemos a História da Educação e a produção do conhecimento devem integrar a base teórica das pesquisas neste campo científico, permeando todo o processo investigativo.

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Published

2021-08-25

How to Cite

PAULA DE MEDEIROS CAMPOS AZEVEDO, Laís; NARA LIDIANA SILVA DIAS CARLOS; OLÍVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA. REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 459–474, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1251. Acesso em: 15 aug. 2025.