HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA CRIAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Andressa Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Eliana Maria do Sacramento Soares Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

História da Matemática, Formação de Professores de Matemática, Práticas Pedagógicas e História da Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

Este estudo apresenta algumas relações sobre a importância da abordagem da História da Matemática e de sua natureza como base para criação de práticas pedagógicas para o Ensino Básico, a fim de colaborar para a construção do conhecimento do futuro docente e, posteriormente, do estudante. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica gerando dados a partir de buscas nas plataformas da CAPES, Scielo e Google Acadêmico, utilizando as expressões: História da Matemática, Formação de Professores de Matemática, Práticas Pedagógicas baseadas em História da Matemática. O corpus teórico foi constituído com base em 8 estudos dos quais emergiram 3 categorias pelo método da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Para que o professor pudesse criar práticas pedagógicas baseadas na construção do conhecimento desde uma perspectiva histórica, seria importante que ele tivesse essa desde sua formação. Os resultados indicam que conhecer aspectos da História da Matemática e sua natureza é importante para a formação docente ampliando sua visão acerca desse conhecimento. O que pode influenciar na criação de práticas pedagógicas que possam levar o estudante a aprender a pensar logicamente, identificar padrões dentre outros saberes relacionados ao pensar matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Silva, A., & do Sacramento Soares, E. M. (2021). HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA CRIAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1469

Edição

Seção

Dossiê Metodologias de ensino para e de professores que ensinam matemática