A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO EPREM

Autores

  • Caroline Elizabel Blaszko UNESPAR/UV
  • Maria Mazur UNICENTRO/PR
  • Adriana Senetra UNICENTRO

Palavras-chave:

Formação de professores, Modelagem Matemática, Anos iniciais, Ensino Fundamental

Resumo

O presente estudo enfoca a importância da Modelagem Matemática na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Assim, com base na análise das produções publicadas entre os anos de 2011 até 2020, no Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM), objetivou-se demonstrar como a Modelagem Matemática é abordada nas pesquisas e suas respectivas contribuições para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A natureza desta pesquisa constituiu-se de forma qualiquantitativa, sendo também exploratória e bibliográfica. A pesquisa é embasada em autores como Klüber (2016), Barbosa (2004, 2001), Burak (2016, 2004, 1992), Biembengut e Hein (2013), Bassanezi (2002, 1999), entre outros. Desta forma, o trabalho foi estruturado em três momentos, sendo primeiramente abordadas as definições e considerações sobre a Modelagem Matemática; posteriormente são ressaltadas as contribuições da Modelagem Matemática no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; para, em seguida, analisar-se os dados referentes ao levantamento dos trabalhos com foco na formação de professores e Modelagem Matemática publicados na última década no EPREM. Os resultados apontaram um número restrito de pesquisas que tratam da formação de professores e do uso da Modelagem Matemática nos anos iniciais, mas demonstram que a Modelagem Matemática apresenta-se como uma metodologia de ensino capaz de favorecer a aprendizagem significativamente aos estudantes, sendo que os trabalhos pesquisados utilizam-se de concepções de Modelagem que seguem os pressupostos da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Elizabel Blaszko, UNESPAR/UV

Pedagoga. Especialista em Psicopedagoga e Educação Especial. Mestre (UTFPR) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE).

Maria Mazur, UNICENTRO/PR

Professora de Matemática. Especialização em Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e Gestão da Educação no Campo. Cursa Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Prudentópolis). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Guarapuava). Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática (UNICENTRO/Guarapuava).  Docente de Matemática na Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Adriana Senetra, UNICENTRO

Professora de Geografia. Possui especialização em Educação Especial e Inclusiva e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Prudentópolis). Mestre em Gestão do Território (UEPG). Docente de Geografia na Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Blaszko, C. E., Mazur, M. ., & Senetra, A. (2021). A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO EPREM. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 317–341. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1481