DIFUNDINDO AS POTENCIALIDADES DOS INFOGRÁFICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Patrícia Zanon Peripolli Universidade Franciscana
  • Cláudia Smaniotto Barin Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Infográficos, Tecnologias Digitais, Formação de professores

Resumo

As tecnologias estão presentes em nosso dia a dia e vem impactando os mais diversos setores da sociedade, desde as relações sociais ao mundo do trabalho e estendendo-se até o campo educacional, requerendo das instituições e professores um constante processo de reformulação de sua práxis. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência a partir de um curso online de formação de professores de matemática, tendo como recorte o módulo direcionado para a produção de infográficos. Baseado na metodologia Design Based Research planejou-se e implementou-se um curso online que visava propiciar aos professores a fluência tecnológica-pedagógica para o uso das tecnologias. O público-alvo consistiu de 113 participantes entre professores vinculados à Educação Profissional e em formação inicial. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se as atividades de estudo propostas no Moodle. No módulo Infográficos, os professores foram inicialmente questionados se utilizavam infográficos em suas aulas, sendo que a maioria dos participantes não o fazia. Assim, foi apresentado os conceitos da infografia, exemplos de alguns recursos tecnológicos para a construção de infográficos e após proposto uma atividade, do tipo fórum, em que os deviam compartilhar sua produção e apontar melhorias e fragilidades dos trabalhos de seus pares. A atividade proporcionou um espaço de partilha e aprendizagem, engajando os sujeitos na construção e melhoria dos materiais produzidos. Com base nos dados, podemos inferir que esse recurso tecnológico despertou o interesse dos participantes que viram na infografia um instrumento para mediação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Zanon Peripolli, Universidade Franciscana

Doutoranda em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN)
Mestre em Educação Profissional e Tecnológico na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos 

Cláudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo.  Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, no ensino mediado por tecnologias e na formação de professores.
Mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Zanon Peripolli, P., & Smaniotto Barin, C. . (2021). DIFUNDINDO AS POTENCIALIDADES DOS INFOGRÁFICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1495

Edição

Seção

Dossiê Metodologias de ensino para e de professores que ensinam matemática