Reflexões sobre a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação básica para além de visões instrumentais

Autores

  • Francisco Fernandes Ladeira Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

TICs, metodologias, educação básica, cognição

Resumo

As “Tecnologias da Informação e Comunicação” (TICs) – representadas por computadores, smartphones e tablets, entre outros aparatos – têm modificado as diferentes relações sociais, de maneira geral, e o processo de construção do conhecimento, de modo particular. Quando se fala em TICs no ambiente escolar, não raro encontramos posicionamentos que concebem estas tecnologias somente como “materiais didáticos” ou “metodologias”, o que significa considerá-las simples ferramentas didático-pedagógicas. Nesse sentido, visando superar visões instrumentais sobre as TICs, no presente artigo propomos a compressão das modernas tecnologias como dispositivos responsáveis por gerar novas formas de ensinar e apreender. Constatou-se que as TICs são artefatos culturais que podem modificar a própria maneira como o cérebro humano aprende. Nosso procedimento de pesquisa foi caracterizado pelo levantamento de literatura a respeito dos impactos sociais e cognitivos do uso das tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). Especialista em Ciências Humanas: Brasil, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2008). Graduado em Geografia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Unipac (2006)

Downloads

Publicado

2022-04-23

Como Citar

Fernandes Ladeira, F. (2022). Reflexões sobre a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação básica para além de visões instrumentais . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1639