O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Danniella Patrícia Araújo de Almeida UFRPE
  • Elisângela Bastos de Melo Espíndola UFRPE

Palavras-chave:

Formação Continuada, Representações Sociais, SAEPE, Matemática

Resumo

Este trabalho é uma parte de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar as representações sociais dos professores de matemática sobre Formação Continuada e possíveis relações com os índices de proficiência do Ensino Médio no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) em escolas, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino (GRE) do Sertão do Alto Pajeú. Como fundamentação utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) e em particular a Teoria do Núcleo Central, que estuda a estrutura das RS a partir do seu Núcleo Central (NC) e do seu Sistema periférico. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “Formação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio”, seguido de um teste de hierarquização de importância das palavras ou expressões associadas a esse termo e sendo justificadas pelos professores. Dentre os resultados, identificamos como principais elementos do NC das RS dos professores: aprendizagem, conhecimento e troca de experiência. Esses elementos são ativados diferentemente segundo o grupo docente a partir de elementos adjuntos do NC, a saber: nas RS dos professores atuantes em escolas de nível desejável no SAEPE - capacitação, estudo, avaliação, materiais didáticos e desafios. Nas RS dos professores de escolas de nível básico - aperfeiçoamento e nas RS dos professores de escolas de nível elementar II - atualização, ideias e jogos matemáticos. A inovação apenas para aqueles de atuação em escolas de nível desejável e básico no SAEPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danniella Patrícia Araújo de Almeida , UFRPE

Mestre em Ensino das Ciências

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

 

Elisângela Bastos de Melo Espíndola, UFRPE

Doutora em Educação

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

 

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Araújo de Almeida , D. P., & Bastos de Melo Espíndola, E. (2023). O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 31–57. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676