Artigo retirado - Motivo: publicação duplicada

Ensino remoto e seus desafios em decorrência da Pandemia da Covid-19 - ensino e seus limites

Autores

  • Maria Cecília de Souza Minayo FIOCRUZ
  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Felipe Freitas de Araújo Alves Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Pandemia, Serviço Social, Formação de Professores, Teoria e Prática

Resumo

O presente texto objetiva apresentar a experiência da formação de professores a partir do estágio docente em tempos de pandemia, sob a metodologia do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Ao longo do artigo, refletimos sobre a aproximação da realidade com a atividade teórica ao abordar as múltiplas dimensões da formação de mestres e de doutores para a docência no ensino superior e as mediações com a sala de aula no contexto do Ensino Remoto Emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19. Os resultados mostram os limites do ensino remoto, mas também sinalizam para a importância do estágio docente na capacitação e na qualificação pedagógica de recursos humanos para o ensino superior.

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Biografia do Autor

  • Maria Cecília de Souza Minayo, FIOCRUZ

    Pesquisadora Emérita 1A Produtividade CNPq. FIOCRUZ

  • Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Docente Colaborador no Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE

  • Felipe Freitas de Araújo Alves, Universidade Federal do Amazonas

    Vice-Líder do GEPECUMA/CNPq.

     

Publicado

04-05-2022

Como Citar

MINAYO, Maria Cecília de Souza; ANTÔNIO DA SILVA, Renan; ALVES, Felipe Freitas de Araújo. Artigo retirado - Motivo: publicação duplicada: Ensino remoto e seus desafios em decorrência da Pandemia da Covid-19 - ensino e seus limites. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 257–274, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1795. Acesso em: 16 ago. 2025.