IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL

Autores

  • Guilherme Ribeiro Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alina Batista Dantas Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Guilherme Bezerril Dutra Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Diogo Vilar da Fonsêca Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Ensino superior, Aprendizagem em equipe, Metodologia ativa

Resumo

Há uma crescente utilização de metodologias ativas no processo de formação de estudantes da área da saúde. O Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE), como um processo de aprendizagem ativa, é uma estratégia de desenvolvimento de habilidades, discussão e argumentação teórica, baseada no estudo prévio do tema, aplicação de teste, resolução individual e resolução grupal deste mesmo exame. Diante disso, o presente estudo visa avaliar o impacto deste método em discentes de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, campus Paulo Afonso,que utiliza esta e outras metodologias ativas de aprendizagem. Alunos do primeiro período do curso foram submetidos a dois testes referentes aos temas fisiologias dos sistemas genital masculino e feminino, em meio às atividades curriculares do Ciclo Vital 1. 43 discentes realizaram o TBL sobre fisiologia do sistema genital feminino e 41 alunos executaram o TBL referente à fisiologia do sistema genital masculino. Verificou-se a importância do método na fixação dos assuntos estudados previamente e das discussões realizadas em pequeno grupo. No final da atividade, houve aplicação do questionário online com dezesseis questões fechadas de múltiplas escolhas, as quais foram respondidas com o objetivo de avaliar o método utilizado sob o ponto de vista do discente.Observou-se diferença estatística entre a quantidade de pontos individuais e por equipe nos dois ABE realizados, mostrando a eficácia do método.Por meio do questionário online, os alunos expressaram contentamento e desejo na reutilização do ABE em atividades futuras.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Ribeiro Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduando em Medicina (Univasf)

  • Alina Batista Dantas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda em Medicina (Univasf)

  • Guilherme Bezerril Dutra, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduando em Medicina (Univasf)

  • Diogo Vilar da Fonsêca, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professor adjunto da Univasf

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Publicado

2018-04-11

Edição

Seção

Metodologias Ativas do Ensino e Aprendizagem

Como Citar

RIBEIRO BARBOSA, Guilherme; DANTAS, Alina Batista; DUTRA, Guilherme Bezerril; DA FONSÊCA, Diogo Vilar. IMPACTO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA EM ATIVIDADES DE FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 8, n. 15, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/180. Acesso em: 26 jul. 2025.

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