DESAFIOS DO ENSINO REMOTO
PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Palavras-chave:
Saúde mental, Ensino de Ciências, Ensino remoto, PandemiaResumo
O momento pandêmico dos últimos dois anos - 2020/2021, perpetuaram para 2022 algumas limitações no percurso do ensino e da aprendizagem nas aulas de Ciências da Educação Básica, contribuído negativamente para inúmeras adversidades pedagógicas, tecnológicas e das questões da saúde mental dos professores de Ciências. Este estudo visa compreender as limitações impostas pelo ensino remoto emergencial aos professores de Ciências no contexto da pandemia COVID -19 Conjuntura propícia à efetivação desta pesquisa sendo um recorte de uma investigação realizada na Pós-Graduação de abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário online como instrumento de constituição dos dados. Ao término desta investigação percebeu-se o quanto os professores tiveram que ressignificar sua prática diante dos desafios prescritos pela pandemia do novo coronavírus evidenciado suas limitações pedagógicas e tecnológica em virtude da ausência de uma formação específica para utilizar as ferramentas de comunicação, maior preocupação com a realidade socioeconômica do aluno e com objetivo pedagógico, por fim, a presença de desconforto e timidez dos professores durante as aulas remotas de Ciências e Biologia nas turmas da Educação Básica e Superior. Espera-se que essa investigação possa fomentar discussões entre pesquisadores da área visando melhorias no Ensino de Ciências e Biologia.
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