CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO SOBRE TUBERCULOSE EM UMA COMUNIDADE ACADÊMICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2018-2019
Palavras-chave:
Estudantes, Tuberculose, Praticas Interdisciplinares, Transversal, EducaçãoResumo
O presente estudo verificou a percepção sobre a tuberculose e analisou os fatores associados ao conhecimento segundo estudantes ingressos em cursos de graduação na área da saúde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, entre 2018 e 2019. Realizou-se um estudo transversal com dados primários em (maior e igual) 18 anos, entrevistados por meio de um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da regressão logística e apresentados por frequência absoluta e relativa, razão de chance e respectivos intervalos de confiança. O conhecimento acerca da doença foi mais observado entre os alunos com 18-19 anos (OR: 3,4; IC95%: 1,4-8,0), entre aqueles que aprenderam sobre a doença no ensino médio (OR: 6,4; 95%IC: 1,8-23,1), com chance acrescida desse conhecimento entre os naturais de Juazeiro e Petrolina (OR: 2,1; 95% IC: 1,0-4,7). Os estudantes perceberam ser a tuberculose uma doença que afeta pessoas independente da sua raça/cor de pele (73,0%) e sexo (65,1%), com sintomas similares ao da pneumonia (79,6%) e maior prevalência entre pessoas vivendo com HIV (51,9%). Neste estudo 30% dos estudantes apresentaram o conhecimento total sobre tuberculose. O conhecimento prévio deve ser valorizado, entretanto, as Universidades devem garantir acesso ao conhecimento que considere o perfil epidemiológico e desmistifique preconcepções erradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.