PENSANDO A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE NO CONTEXTO DA PESQUISA EM PSICANÁLISE

ANÁLISE DO PERIÓDICO CADERNOS DE PSICANÁLISE (CPRJ)

Autores

  • Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Regiani Yamazaki Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

psicanálise, Educação, discurso do capitalista, ensino e aprendizagem, cadernos de psicanálise

Resumo

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em uma universidade pública do país, que tem como objetivo levantar e analisar os trabalhos que estão sendo publicados sobre educação em revistas do campo da psicanálise. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que visa analisar os olhares, investimentos e conclusões de investigações em educação pelo viés de outro campo, o da psicanálise. Os autores apostam na possibilidade de que outras formas de ver os problemas referentes à educação, em termos de área acadêmica, podem potencializar e contribuir com os projetos que estão em andamento tanto na academia quanto nas escolas brasileiras. Neste artigo em específico, são trazidos os resultados das análises de uma das revistas investigadas, o Caderno de Psicanálise do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, no que se refere aos aspectos relacionados às subjetividades da contemporaneidade. Os resultados apontam que, apesar de poucos trabalhos encontrados, há avanços significativos quanto à compreensão do cenário escolar e suas implicações tanto didáticas quanto familiares, embora elas apontem para grandes desafios a serem ainda enfrentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pesquisador e Docente da graduação e dos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UEMS.

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC 

Regiani Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Profa. permanente dos Programas de Mestrado em Educação e Territorialidade e em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados.

Publicado

2023-07-15

Como Citar

Yamazaki, S. C., & Magalhães de Oliveira Yamazaki, R. (2023). PENSANDO A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE NO CONTEXTO DA PESQUISA EM PSICANÁLISE: ANÁLISE DO PERIÓDICO CADERNOS DE PSICANÁLISE (CPRJ). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 58–87. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2186