ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA

Autores

  • Bruno Serafim Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Anna Paula de Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Edelweis José Tavares Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Percurso de Estudo e Pesquisa, Formação de Professores, Teoria Antropológica do Didático, Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas nas últimas duas décadas sobre o uso dos dispositivos teórico-metodológicos PEP/PEP-FP para a formação de professores de matemática oriundas das teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros. Tais dispositivos são instrumentos didáticos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard (1999), denominados Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Mais estritamente, enfatizaremos acerca do uso destes como fundamento teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos evidentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A investigação realizada sugere que há um descompasso na formação dos alunos e dos professores de matemática, influenciado pelas políticas públicas relacionadas ao ensino. Os resultados vinculados à engenharia didática do PEP e do PEP-FP, como metodologia de ensino pela pesquisa ou investigação científica, comprovam sua interferência nos espaços escolares não só para (re)construir, flexibilizar e avaliar as praxeologias dos professores e dos alunos, mas também para revelar que, muitas das exigências escolares não condizem com as práticas profissionais, nem percebem as condições e restrições do seu contexto, tendo em vista a promoção das práticas de estudo. Esta pesquisa aponta, também, que das 17 pesquisas entre teses e dissertações da área de matemática foram defendidas e publicadas no Brasil entre os anos 2014 e 2020; os estudos levantados na Região Centro-Oeste foram publicados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com nível de similaridade de 99,99% e; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é a principal referência da Região Sudeste sobre nosso objeto de pesquisa, como nível de similaridade de 99.99%, entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Bruno Serafim Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutorando em Ensino das Ciências e Matemática

  • Anna Paula de Avelar Brito Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco
    Professora Adjunto  da Universidade Federal Rural de Pernambuco

  • Edelweis José Tavares Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2017) e e pós-doutorando pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS (2023). Atualmente é professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco Campus Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA)

Publicado

2023-12-27

Como Citar

SOUZA, Bruno Serafim; BRITO LIMA, Anna Paula de Avelar; TAVARES BARBOSA, Edelweis José. ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 13, n. 32, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211. Acesso em: 16 ago. 2025.