ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA

Autores

  • Bruno Serafim Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Anna Paula de Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Edelweis José Tavares Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Percurso de Estudo e Pesquisa, Formação de Professores, Teoria Antropológica do Didático, Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas nas últimas duas décadas sobre o uso dos dispositivos teórico-metodológicos PEP/PEP-FP para a formação de professores de matemática oriundas das teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros. Tais dispositivos são instrumentos didáticos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard (1999), denominados Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Mais estritamente, enfatizaremos acerca do uso destes como fundamento teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos evidentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A investigação realizada sugere que há um descompasso na formação dos alunos e dos professores de matemática, influenciado pelas políticas públicas relacionadas ao ensino. Os resultados vinculados à engenharia didática do PEP e do PEP-FP, como metodologia de ensino pela pesquisa ou investigação científica, comprovam sua interferência nos espaços escolares não só para (re)construir, flexibilizar e avaliar as praxeologias dos professores e dos alunos, mas também para revelar que, muitas das exigências escolares não condizem com as práticas profissionais, nem percebem as condições e restrições do seu contexto, tendo em vista a promoção das práticas de estudo. Esta pesquisa aponta, também, que das 17 pesquisas entre teses e dissertações da área de matemática foram defendidas e publicadas no Brasil entre os anos 2014 e 2020; os estudos levantados na Região Centro-Oeste foram publicados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com nível de similaridade de 99,99% e; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é a principal referência da Região Sudeste sobre nosso objeto de pesquisa, como nível de similaridade de 99.99%, entre outros.

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Biografia do Autor

Bruno Serafim Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em Ensino das Ciências e Matemática

Anna Paula de Avelar Brito Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco
Professora Adjunto  da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Edelweis José Tavares Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2017) e e pós-doutorando pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS (2023). Atualmente é professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco Campus Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA)

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Souza, B. S., Brito Lima, A. P. de A., & Tavares Barbosa, E. J. (2023). ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211