A PRECEPTORIA NA ATENÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Lucas Cavalcante de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Amanda de Medeiros Amancio Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fillipe Morais Rodrigues Universidade Potiguar
  • Alessandra Cynara Smith Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN
  • Eliana Costa Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Ângela Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Preceptoria, Educação em Saúde, Educação Interprofissional, Estudantes de Ciências da Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Os preceptores são profissionais formados e treinados para atuarem na formação dos estudantes. Porém, durante a pandemia da COVID-19, o cenário de atuação dos preceptores da área da saúde mudou significativamente no Brasil e no mundo. O presente estudo objetivou avaliar o trabalho dos preceptores da rede básica de saúde do município de Natal em um projeto de extensão. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo, com os dados do projeto de extensão “Prevenção da COVID-19: a televigilância dos idosos na atenção primária em saúde”. Foi aplicado um questionário aos preceptores, estudantes e pessoas idosas envolvidos no projeto, a fim de avaliar a contribuição deste e da preceptoria. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob parecer de número 4.431.316. Como resultados, 16 (43,24%) preceptores responderam ao questionário e a maioria informou que o projeto era importante para as pessoas idosas, que deveria continuar após o período de pandemia de COVID-19 e que contribuiu para solucionar as demandas da população assistida (93,75%). 62 (45,25%) estudantes responderam ao questionário e a maioria dos acadêmicos (55,10%) considerou como boa ou excelente a resolutividade das unidades de saúde nas demandas solicitadas pelos pacientes idosos. 363 (26,93%) idosos responderam ao questionário aplicado em relação à aproximação e à resolutividade das unidades de saúde e a maioria considerou que o projeto permitiu uma maior aproximação com a UBS na qual o indivíduo era adscrito (67,49%) e contribuiu para que suas demandas fossem atendidas (72,73%). Logo, o projeto contribuiu com a população idosa, com a assistência à saúde e com a formação dos acadêmicos, que puderam praticar a escuta dos indivíduos, o diálogo e a interação com profissionais de saúde, muitas vezes de outras áreas.

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Biografia do Autor

Lucas Cavalcante de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgião-dentista

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Amanda de Medeiros Amancio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgiã-dentista

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fillipe Morais Rodrigues, Universidade Potiguar

Acadêmico de Medicina

Universidade Potiguar

Alessandra Cynara Smith, Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN

Enfermeira

Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN

Eliana Costa Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maria Ângela Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Cavalcante de Sousa, L., de Medeiros Amancio, A., Morais Rodrigues, F., Cynara Smith, A., Costa Guerra, E., & Fernandes Ferreira, M. Ângela. (2023). A PRECEPTORIA NA ATENÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2328