A PRECEPTORIA NA ATENÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE

Auteurs-es

  • Lucas Cavalcante de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Amanda de Medeiros Amancio Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fillipe Morais Rodrigues Universidade Potiguar
  • Alessandra Cynara Smith Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN
  • Eliana Costa Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Ângela Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mots-clés :

Preceptoria, Educação em Saúde, Educação Interprofissional, Estudantes de Ciências da Saúde, Atenção Primária à Saúde

Résumé

Os preceptores são profissionais formados e treinados para atuarem na formação dos estudantes. Porém, durante a pandemia da COVID-19, o cenário de atuação dos preceptores da área da saúde mudou significativamente no Brasil e no mundo. O presente estudo objetivou avaliar o trabalho dos preceptores da rede básica de saúde do município de Natal em um projeto de extensão. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo, com os dados do projeto de extensão “Prevenção da COVID-19: a televigilância dos idosos na atenção primária em saúde”. Foi aplicado um questionário aos preceptores, estudantes e pessoas idosas envolvidos no projeto, a fim de avaliar a contribuição deste e da preceptoria. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob parecer de número 4.431.316. Como resultados, 16 (43,24%) preceptores responderam ao questionário e a maioria informou que o projeto era importante para as pessoas idosas, que deveria continuar após o período de pandemia de COVID-19 e que contribuiu para solucionar as demandas da população assistida (93,75%). 62 (45,25%) estudantes responderam ao questionário e a maioria dos acadêmicos (55,10%) considerou como boa ou excelente a resolutividade das unidades de saúde nas demandas solicitadas pelos pacientes idosos. 363 (26,93%) idosos responderam ao questionário aplicado em relação à aproximação e à resolutividade das unidades de saúde e a maioria considerou que o projeto permitiu uma maior aproximação com a UBS na qual o indivíduo era adscrito (67,49%) e contribuiu para que suas demandas fossem atendidas (72,73%). Logo, o projeto contribuiu com a população idosa, com a assistência à saúde e com a formação dos acadêmicos, que puderam praticar a escuta dos indivíduos, o diálogo e a interação com profissionais de saúde, muitas vezes de outras áreas.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Lucas Cavalcante de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Cirurgião-dentista

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Amanda de Medeiros Amancio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Cirurgiã-dentista

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Fillipe Morais Rodrigues, Universidade Potiguar

    Acadêmico de Medicina

    Universidade Potiguar

  • Alessandra Cynara Smith, Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN

    Enfermeira

    Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN

  • Eliana Costa Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Maria Ângela Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Téléchargements

Publié

2023-12-30

Comment citer

CAVALCANTE DE SOUSA, Lucas; DE MEDEIROS AMANCIO, Amanda; MORAIS RODRIGUES, Fillipe; CYNARA SMITH, Alessandra; COSTA GUERRA, Eliana; FERNANDES FERREIRA, Maria Ângela. A PRECEPTORIA NA ATENÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 13, n. 32, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2328. Acesso em: 16 août. 2025.