MARCAS DE AUTORIA NA REDAÇÃO DO ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15763045

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Exame nacional

Resumo

Este artigo teve o objetivo de refletir sobre os aspectos voltados à leitura, à escrita e ao letramento, com especial atenção ao gênero textual exigido na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a dissertação argumentativa, e como as marcas de autoria se apresentam nesses textos. Para isso, foi feita a análise de uma redação do ENEM 2021 avaliada com a nota 980, buscando aporte em teóricos que têm discutido sobre as concepções que interessam à temática dentro da linguística e do ensino: leitura, escrita, letramento, autoria, argumentação e análise textual, com o intuito de apresentar como tais conceitos estão intrinsicamente ligados às competências exigidas pelo ENEM. Os resultados demonstraram que, a partir da análise da produção textual, é possível não só identificar as marcas de autoria do estudante e o seu conhecimento de mundo como sinalizar a ele e aos docentes que atuam nesse cenário — professores de redação — o que deve ser trabalhado com os alunos para a melhoria da produção textual. Concluiu-se que, por meio da análise desses textos, é possível ao pesquisador compreender como ocorre e como se encontra a construção do conhecimento dos estudantes que passam pelo ENEM.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marijane Martins dos Santos, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc/MT)

    Graduada em Letras/Português e Literatura, pela Universidade Federal de Mato Grosso; especialista em Metodologias Ativas, pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), pela Universidade de Cuiabá (Unic) em parceira com o IFMT (2022). Atualmente, sou servidora pública da Seduc/MT e atuo como professora na Escola Estadual Dr. Estevão Alves Correa. Lecionei, também, na rede privada, no Colégio Salesiano São Gonçalo por 23 anos. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em produção textual.

  • Rosemar Eurico Coenga, Universidade de Cuiabá (Unic)

    Possui graduação em Letras Habilitação Português Francês pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura pela Universidade de Brasília (2011). Pós-Doutorando pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

MARTINS DOS SANTOS, Marijane; COENGA, Rosemar Eurico. MARCAS DE AUTORIA NA REDAÇÃO DO ENEM. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 35, p. A11 01–21, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15763045. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2584. Acesso em: 22 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 117

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.