MARCAS DE AUTORIA NA REDAÇÃO DO ENEM

Autores

  • Marijane Martins dos Santos Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc/MT)
  • Lucy Ferreira Azevedo Universidade de Cuiabá (Unic)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15763045

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Exame nacional

Resumo

Este artigo teve o objetivo de refletir sobre os aspectos voltados à leitura, à escrita e ao letramento, com especial atenção ao gênero textual exigido na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a dissertação argumentativa, e como as marcas de autoria se apresentam nesses textos. Para isso, foi feita a análise de uma redação do ENEM 2021 avaliada com a nota 980, buscando aporte em teóricos que têm discutido sobre as concepções que interessam à temática dentro da linguística e do ensino: leitura, escrita, letramento, autoria, argumentação e análise textual, com o intuito de apresentar como tais conceitos estão intrinsicamente ligados às competências exigidas pelo ENEM. Os resultados demonstraram que, a partir da análise da produção textual, é possível não só identificar as marcas de autoria do estudante e o seu conhecimento de mundo como sinalizar a ele e aos docentes que atuam nesse cenário — professores de redação — o que deve ser trabalhado com os alunos para a melhoria da produção textual. Concluiu-se que, por meio da análise desses textos, é possível ao pesquisador compreender como ocorre e como se encontra a construção do conhecimento dos estudantes que passam pelo ENEM.

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Biografia do Autor

  • Marijane Martins dos Santos, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc/MT)

    Graduada em Letras/Português e Literatura, pela Universidade Federal de Mato Grosso; especialista em Metodologias Ativas, pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), pela Universidade de Cuiabá (Unic) em parceira com o IFMT (2022). Atualmente, sou servidora pública da Seduc/MT e atuo como professora na Escola Estadual Dr. Estevão Alves Correa. Lecionei, também, na rede privada, no Colégio Salesiano São Gonçalo por 23 anos. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em produção textual.

  • Lucy Ferreira Azevedo, Universidade de Cuiabá (Unic)

    Pós-Doutora em Literatura e outras Artes pela UnB, possui Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica-SP, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.Cursos de Espacialização:Língua Portuguesa (OMEC) e Metodologia e Didática do Ensino Superior (UFMT). Professora universitária há 24 anos (Letras, Pedagogia e Português Instrumental na Univ. de Cuiabá), Professora da escola fundamental por 17 anos e Encarregada de Sala de Leitura na Prefeitura Municipal de São Paulo, Professora da escola fundamental no ensino estadual de Mato Grosso e Técnica de Língua Portuguesa na Prefeitura de Cuiabá-MT.Coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Cuiabá e foi Vice-diretora da Educação da mesma universidade . Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa em Mato Grosso -FAPEMAT e vencedora do concurso da Secretaria Estadual de Cultura para publicação do livro que divulga a sua tese de doutorado . Cinco livros publicados:Lendo Lendas, As paixões em Manoel de Barros, As mulheres que a gente canta, Conta outra vez (SESI-MT) e a Retórica do Medo. Este último com o Grupo Era de pesquisa- PUC/São Paulo, com a próxima publicação de artigo completo no livro A Retórica do Riso ( no prelo). Bolsista da UAB - Tutora e Coordenadora Estadual para o curso de Administração Pública (já concluída a sua atuação) e atualmente Tutora no curso Gestão Escolar, Professora do Programa de Mestrado em Ensino (UNIC/IFMT), na linha 1, Linguagens e seus Códigos. Atua nos seguintes temas: comunicação em EAD- TICs, mídia, linguagem, texto, símbolo, memória, resistência, leitura, lendas, escola e interlocuções literárias. 

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Publicado

2025-06-28

Como Citar

MARTINS DOS SANTOS, Marijane; FERREIRA AZEVEDO, Lucy. MARCAS DE AUTORIA NA REDAÇÃO DO ENEM. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 35, p. A11 01–21, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15763045. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2584. Acesso em: 29 jun. 2025.

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