METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ
APLICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14984365Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Ensino, Aprendizagem Baseada em ProblemasResumo
A educação superior na área da saúde exige abordagens direcionadas para a realidade e os contextos aos quais os futuros profissionais estarão inseridos, sendo necessário mudanças no processo de ensino-aprendizagem de forma a abarcar as novas tendências pedagógicas que são norteadas pela formação de um profissional crítico-reflexivo. O uso de métodos ativos, como a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, é considerado uma estratégia singular para o efetivo aprendizado a partir da observação da realidade, embasamento científico e elaboração de hipóteses de solução para aplicar ao contexto em que os problemas foram identificados. Trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as contribuições do arco de Maguerez na formação de graduandos em enfermagem a partir da reflexão dos problemas identificados durante a experiência enquanto usuários do Sistema Único de Saúde. A proposta emergiu da disciplina intitulada “Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde” ofertada pela Uninassau Petrolina - PE entre maio e junho de 2023. A experiência vivida resultou na apresentação realística de diferentes hipóteses de solução desenvolvidas para melhorar as práticas das equipes de enfermagem de diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde. Dado o exposto, entende-se que a aplicação do arco de Maguerez na graduação de enfermagem é uma metodologia significativa para o aprendizado dos acadêmicos a partir da associação teórico-prática, possibilitando a ampliação de suas compreensões sobre metodologias ativas, tendo em vista os impactos da imersão na experiência para o aprimoramento do futuro profissional de saúde.
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