METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ

APLICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Kalliny Mirella Gonçalves Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Matheus Henrique Gonçalves Aguiar Universidade de Pernambuco
  • Nayra Maria Carvalho Lima Uninassau Petrolina
  • Maria Eduarda Loureiro Andrade Nunes Uninassau Petrolina
  • Aléssia de Macedo Gonçalves Uninassau Petrolina
  • Gabriel Ferreira Lopes Uninassau Petrolina
  • Layra Geovanna de Carvalho Lira Uninassau Petrolina
  • Iris Karine de Sousa Carvalho Uninassau Petrolina
  • Ketilly Ribeiro Costa Uninassau Petrolina
  • Michelle Christini Araújo Vieira Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14984365

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

A educação superior na área da saúde exige abordagens direcionadas para a realidade e os contextos aos quais os futuros profissionais estarão inseridos, sendo necessário mudanças no processo de ensino-aprendizagem de forma a abarcar as novas tendências pedagógicas que são norteadas pela formação de um profissional crítico-reflexivo. O uso de métodos ativos, como a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, é considerado uma estratégia singular para o efetivo aprendizado a partir da observação da realidade, embasamento científico e elaboração de hipóteses de solução para aplicar ao contexto em que os problemas foram identificados. Trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as contribuições do arco de Maguerez na formação de graduandos em enfermagem a partir da reflexão dos problemas identificados durante a experiência enquanto usuários do Sistema Único de Saúde. A proposta emergiu da disciplina intitulada “Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde” ofertada pela Uninassau Petrolina - PE entre maio e junho de 2023. A experiência vivida resultou na apresentação realística de diferentes hipóteses de solução desenvolvidas para melhorar as práticas das equipes de enfermagem de diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde. Dado o exposto, entende-se que a aplicação do arco de Maguerez na graduação de enfermagem é uma metodologia significativa para o aprendizado dos acadêmicos a partir da associação teórico-prática, possibilitando a ampliação de suas compreensões sobre metodologias ativas, tendo em vista os impactos da imersão na experiência para o aprimoramento do futuro profissional de saúde.

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Biografia do Autor

  • Kalliny Mirella Gonçalves Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana

  • Matheus Henrique Gonçalves Aguiar, Universidade de Pernambuco

    Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco

  • Nayra Maria Carvalho Lima, Uninassau Petrolina

    Graduada em Enfermagem

    Uninassau Petrolina

  • Maria Eduarda Loureiro Andrade Nunes , Uninassau Petrolina

    Graduada em Enfermagem

    Uninassau Petrolina

  • Aléssia de Macedo Gonçalves, Uninassau Petrolina

    Graduanda em Enfermagem

    Uninassau Petrolina

  • Gabriel Ferreira Lopes, Uninassau Petrolina

    Graduado em Enfermagem

    Uninassau Petrolina

  • Layra Geovanna de Carvalho Lira, Uninassau Petrolina

    Graduada em Enfermagem

    Uninassau Petrolina

  • Iris Karine de Sousa Carvalho, Uninassau Petrolina

    Graduada em Enfermagem

    Uninassau Petrolina

  • Ketilly Ribeiro Costa, Uninassau Petrolina

    Graduanda em Enfermagem

    Uninassau Petrolina

  • Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

     

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Publicado

2025-03-08

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

BARBOSA, Kalliny Mirella Gonçalves et al. METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ: APLICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 36, p. R2 01–18, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14984365. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2684. Acesso em: 14 ago. 2025.