UMA PROSPECÇÃO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DA EDUCAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA – IFAL CAMPUS SATUBA

Autores

  • Camilla Amanda de Oliveira Gomes Instituto Federal de Alagoas
  • Ronald Benvindo Borges Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Márcio Thomaz dos Santos Varjão Universidade Federal de Alagoas
  • Mayná Vitória Rosendo de Barros Universidade Federal de Alagoas
  • Emmanuella Farias de Almeira Barros Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-5434-5723

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15570174

Palavras-chave:

Educação, Metodologias ativas, Ensino Técnico

Resumo

As metodologias ativas representam abordagens educacionais que conferem aos estudantes o papel central no processo de aprendizagem, incentivando o engajamento, a motivação e a participação ativa. Além disso, essas abordagens participativas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. As bases teóricas desses métodos foram fundamentadas por diferentes ideias pedagógicas, como as de John Dewey em sua obra “Experiência e Educação” (1938), a teoria de Jean Piaget discutida no livro “A representação do mundo na criança” (1926) e a obra “Pedagogia da autonomia” (1996) de Paulo Freire, renomado pensador brasileiro. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é analisar as metodologias empregadas no Ensino Médio Profissionalizante no IFAL - Campus Satuba e avaliar quais abordagens de ensino-aprendizagem incentivaram um desenvolvimento ativo nos ex-estudantes. No estudo em questão, foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário online com perguntas pertinentes aos métodos ativos abordados no curso de agropecuária. O questionário foi enviado a dez formados do curso técnico em 2016 e permaneceu disponível por duas semanas. Os resultados da pesquisa revelaram pouca diversidade de métodos ativos no curso técnico em agropecuária, sendo maioria os seminários e as aulas práticas de campo com limitadas possibilidades de desenvolvimento para os estudantes. Diante desse cenário, destaca-se a necessidade de incorporar diferentes metodologias ativas para enriquecer a formação dos discentes e ampliar suas perspectivas educacionais.

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Biografia do Autor

  • Camilla Amanda de Oliveira Gomes, Instituto Federal de Alagoas

    Especialista em Educação Profissional e Tecnológica

  • Ronald Benvindo Borges Silva, Universidade Federal de Alagoas

    Engenheiro agrônomo

  • Márcio Thomaz dos Santos Varjão, Universidade Federal de Alagoas

    Mestre em Ciências Médicas

  • Mayná Vitória Rosendo de Barros, Universidade Federal de Alagoas

    Graduanda em Ciências Biológicas

  • Emmanuella Farias de Almeira Barros, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Educação

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

DE OLIVEIRA GOMES, Camilla Amanda; BENVINDO BORGES SILVA, Ronald; DOS SANTOS VARJÃO, Márcio Thomaz; ROSENDO DE BARROS, Mayná Vitória; FARIAS DE ALMEIRA BARROS, Emmanuella. UMA PROSPECÇÃO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DA EDUCAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA – IFAL CAMPUS SATUBA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 36, p. A7 01–23, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15570174. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2765. Acesso em: 14 ago. 2025.