DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A ALFABETIZAÇÃO, O LETRAMENTO E A INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Silvia Roberta da Mota Rocha Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Rita Vieira de Figueiredo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Subjetivação, Alfabetização, Letramento, Exclusão social

Resumo

Investigamos desafios e perspectivas para a educação inclusiva de alunos jovens/pré-adolescentes, leitores iniciantes e em situação de exclusão social. Nesta pesquisa sócio-histórica os dados foram produzidos através de questionários, entrevistas psicossociais e observações participantes. Estas observações focalizaram a prática letrada de leitura compartilhada de histórias, ocasião em que os alunos eram avaliados quanto à apropriação da leitura e da escrita. Foi utilizada a análise microgenética fundamentada nas concepções de exclusão social/escolar como construção social, sócio-histórica de aprendizagem e dialógica de alfabetização/letramento. A análise considerou os processos de subjetivação, alfabetização e letramento dos jovens, com foco no olhar discente sobre a escola, seus sujeitos e saberes. Os resultados elucidam os desafios das condições escolares para alfabetização e letramento e as perspectivas educacionais para a educação inclusiva. No que tange aos desafios, a despeito de os sujeitos estarem em estágios relativamente avançados de aquisição da leitura e da escrita, não obstante, eles não se reconhecem como leitores alfabetizados, aspecto possivelmente decorrente da violência simbólica operada a partir das condições sociais de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na escola pública. Contribuem para tal resultado a precarização das condições do trabalho docente e as concepções de alfabetização como sistema de códigos, de letramento autônomo e de exclusão social/escolar como privação cultural. Quanto às perspectivas educacionais para a educação inclusiva, é possível sugerir ações visando à melhoria da: subjetivação; da metacognição e do letramento escolar; e do pertencimento e afirmação social nas relações extra e intra-escolares destes jovens. O estudo conclui que estes sujeitos experimentam violentos e excludentes processos escolares, em termos de desafiliação às interações sociais, negação dos bens simbólicos e hostilidade social, justamente numa instituição, que supostamente seria defensora do direito subjetivo à democratização de saberes, o que contraria os preceitos do estado democrático de direito em nossas políticas educacionais.

 

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Biografia do Autor

Silvia Roberta da Mota Rocha, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em educação

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Rita Vieira de Figueiredo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Ph.D. em Educação

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora aposentada

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

da Mota Rocha, S. R., & Vieira de Figueiredo, R. (2024). DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A ALFABETIZAÇÃO, O LETRAMENTO E A INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2767

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