USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CURSO TÉCNICO DE RADIOLOGIA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15168122Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Educação Profissional e Tecnológica, Saúde, Aprendizagem significativaResumo
A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade de ensino que contribui significativamente para a inserção de diversos profissionais no mundo do trabalho, tanto na área da saúde como em outras esferas do ensino. O curso técnico em radiologia é tido como uma oportunidade em que o aluno pode desenvolver uma série de habilidades como saberes relacionados à anatomia e fisiologia humana, resolução de situações-problemas, trabalho em equipe, tecnologias da informação e da comunicação e ética profissional. O ensino com uso de Metodologias Ativas e o auxílio das Tecnologias Educacionais foi escolhido como ferramenta capaz de fornecer um suporte para o ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo desse estudo foi relatar, à luz da aprendizagem significativa, o uso de tecnologias educacionais e a aplicabilidade das Metodologias Ativas no processo de ensino-aprendizagem em curso técnico de radiologia. Trata-se de um relato de experiência, na qualidade de pesquisa qualitativa descritiva, referente a dois períodos, setembro à outubro de 2022 e julho à setembro de 2023. Os discentes apresentaram boa aceitação, desenvolvendo sua capacidade de pensar, interagir e se expressar diante dos diferentes contextos do dia a dia. Foi possível inserir na sala de aula metodologias ativas, como o kahoot, mapa mental, nuvem de palavras (brainstorming), estudo de casos, atividade em equipe e o quiz. Ficou evidente que certamente ainda há um caminho longo a percorrer para a implementação prática de metodologias ativas no ensino técnico, uma vez que a realidade é marcada pelo tradicionalismo hegemônico das práticas de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.