USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CURSO TÉCNICO DE RADIOLOGIA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Autores

  • Jaqueline Jesus dos Santos Cruz Universidade do Estado da Bahia
  • Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15168122

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Educação Profissional e Tecnológica, Saúde, Aprendizagem significativa

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade de ensino que contribui significativamente para a inserção de diversos profissionais no mundo do trabalho, tanto na área da saúde como em outras esferas do ensino. O curso técnico em radiologia é tido como uma oportunidade em que o aluno pode desenvolver uma série de habilidades como saberes relacionados à anatomia e fisiologia humana, resolução de situações-problemas, trabalho em equipe, tecnologias da informação e da comunicação e ética profissional. O ensino com uso de Metodologias Ativas e o auxílio das Tecnologias Educacionais foi escolhido como ferramenta capaz de fornecer um suporte para o ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo desse estudo foi relatar, à luz da aprendizagem significativa, o uso de tecnologias educacionais e a aplicabilidade das Metodologias Ativas no processo de ensino-aprendizagem em curso técnico de radiologia. Trata-se de um relato de experiência, na qualidade de pesquisa qualitativa descritiva, referente a dois períodos, setembro à outubro de 2022 e julho à setembro de 2023. Os discentes apresentaram boa aceitação, desenvolvendo sua capacidade de pensar, interagir e se expressar diante dos diferentes contextos do dia a dia. Foi possível inserir na sala de aula metodologias ativas, como o kahoot, mapa mental, nuvem de palavras (brainstorming), estudo de casos, atividade em equipe e o quiz. Ficou evidente que certamente ainda há um caminho longo a percorrer para a implementação prática de metodologias ativas no ensino técnico, uma vez que a realidade é marcada pelo tradicionalismo hegemônico das práticas de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Jesus dos Santos Cruz, Universidade do Estado da Bahia

    Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com graduação em Farmácia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2019). Pós-graduação em Farmácia clínica e hospitalar. Especialização em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Integrante do Observatório de Análise Política em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - OAPS/ISC/UFBA, eixo Políticas de Medicamentos, Sangue, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária. Participante do grupo de pesquisa "Políticas, determinantes sociais e práticas em saúde. Bolsista voluntária no programa de Iniciação Científica da UNEB/FAPESB de 2018 a 2019, em parceria com o OAPS/UFBA, em projeto denominado: Atuação do Estado Brasileiro nas Políticas de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica, no período 2018 - 2019: Analisando as ações e omissões do executivo e do legislativo relativo ao acesso a medicamentos no SUS. 

  • Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

    Doutoranda no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/ UFBA) (2020-2024).Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2017), na área de concentração de Políticas, planejamento e gestão em saúde. Pesquisadora no Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Formação e Avaliação em Atenção Básica (GRAB/ISC/UFBA) e pesquisadora do Observatório de análise Política em saúde no eixo de Atenção Básica e Promoção da Saúde. Especialista em Saúde da Família (2017-2019) sob modalidade de residência multiprofissional em saúde pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em educação, contemporaneidade e novas tecnologias (2018) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Especialização em Enfermagem do Trabalho (2016) pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou como docente da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC) durante 3 semestres, nos cursos de enfermagem e psicologia. Experiência de atuação na Estratégia Saúde da Família do município de Salvador, e um ano nos espaços de gestão Estadual (Diretoria da Atenção Básica/SESAB e Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SESAB) e Gestão da Atenção do Município de Salvador (DAS). Atuação no Apoio Institucional do município de Amargosa (2022). Atuação na disciplina de Metodologia da Pesquisa em saúde II do curso de Enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana. Áreas de atuação e interesse: Saúde Coletiva, SUS, Planejamento e Gestão dos serviços de saúde, Saúde do Idoso, Doença de Alzheimer, Atenção Básica, Redes de atenção à saúde, Práticas Integrativas e Complementares, Representações Sociais , docência do ensino superior em saúde, metodologia da pesquisa em saúde, educação. 

Downloads

Publicado

2025-04-07

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

JESUS DOS SANTOS CRUZ, Jaqueline; VILLAS BÔAS RIBEIRO, Amanda Maria. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CURSO TÉCNICO DE RADIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 36, p. R4 01–16, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15168122. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2774. Acesso em: 14 ago. 2025.