A VIOLÊNCIA NA TESSITURA FAMILIAR
Palabras clave:
Família, Violência Familiar, Ambiente sociocomunitárioResumen
Este artigo é parte constitutiva de projeto de pesquisa-extensão, “Inclusão social em tempos de violência doméstica: o lugar da escola, empreendido por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba”, em uma escola pública, de um bairro periférico do mesmo município. As ações extensionistas ocorreram através de oficinas pedagógicas, em momentos distintos com os docentes e os familiares dos estudantes. Neste trabalho descrevemos e analisamos os avanços observados durante duas oficinas dirigidas aos familiares, ações intervencionistas que visaram refletir sobre as responsabilidades da família na atualidade, destacando os papéis atribuídos e desempenhados por seus membros e as diversas formas de organização familiar naquele universo, discutir coletivamente as implicações das relações família e escola para a sociedade e vice-versa, e fortalecer a Rede de Proteção à Criança e Adolescente. Para tanto, a abordagem bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner fundamentou e orientou os procedimentos de inserção na comunidade e na escola, as oficinas e a interpretação dos aspectos prosaicos e ou insurgentes relacionados à violência, segundo a visão de 14 familiares. As suas vozes depuseram a favor dos seus atributos que os potencializa a interpretar e a resignificar seus contextos, a reconhecer e refletir sobre os papeis dos membros da comunidade, como também sobre suas limitações, em razão da ausência do poder público naquela localidade, e a compreender a importância de se perceberem como força e parte integrante e responsável por transformações necessárias no interior das famílias e no ambiente sociocomunitário.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

