Suporte a gestão pública municipal da educação em Dormentes-PE com business intelligence

Autores

Palavras-chave:

Business Intelligence, BI, Educação, Dashboards, Gestão Pública

Resumo

O uso de Business Intelligence (BI) tem se mostrado promissor no setor público, especialmente na gestão educacional, contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas e maior eficiência no uso de recursos. Este estudo apresenta o processo de implementação de painéis baseados em BI na Secretaria Municipal de Educação de Dormentes-PE, com o objetivo de otimizar a análise de indicadores educacionais e subsidiar intervenções estratégicas. Com base no framework CRISP-EDM a metodologia incluiu desde o levantamento de demandas com gestores até a criação, validação e liberação de painéis alimentados por dados dos censos escolares e do Índice de Desenvolvimento Escolar Básico (IDEB), contemplando cinco indicadores principais: Média de Alunos por Turma, Taxa de Distorção Idade-Série, Índice de Esforço Docente, Infraestrutura Escolar e IDEB. Os resultados indicaram que os painéis, além de proporcionarem maior compreensão dos dados pelos gestores, promoveram intervenções mais eficazes, como a redistribuição de turmas e o direcionamento de políticas públicas. Limitações como a ausência de métricas quantitativas para avaliar impactos precisos foram observadas, mas o feedback qualitativo foi positivo, destacando a relevância do BI na gestão e o impacto em áreas como planejamento pedagógico. A pesquisa reafirma a carência de estudos voltados para o uso de BI no ensino fundamental, tradicionalmente restritos ao nível superior, e aponta a necessidade de ampliação do uso dessa tecnologia em diferentes níveis educacionais. O estudo conclui recomendando futuros aprimoramentos, como algoritmos de Inteligência Artificial, a fim de expandir a profundidade dos painéis e torná-los mais sofisticados para a gestão educacional.

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Biografia do Autor

  • José Victor Cruz Rebouças, UNIVASF

    Graduando em Engenharia da Computação

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos, UNIVASF

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (1992), com especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG (2001). Possui mestrado (2006) e doutorado (2016) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor e coordenador do curso de Ciência da Computação e diretor do Centro de Engenharia e Ciências Tecnológicas na FACAPE. Tem experiência nas áreas de Ensino a Distância Mediado por Computador (e-learning), Computação Gráfica e Mineração de Dados Educacionais. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

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Publicado

27-09-2025

Como Citar

CRUZ REBOUÇAS, José Victor; CAVALCANTI RAMOS, Jorge Luis. Suporte a gestão pública municipal da educação em Dormentes-PE com business intelligence. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. R1 1–21, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3159. Acesso em: 4 out. 2025.