Vivendo e sendo o saber da experiência de ser professor

Autores

  • Marcelo Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Palavras-chave:

Saber profissional, Saber experiencial, Formação docente

Resumo

O presente artigo aborda em um primeiro momento algumas das características e dos aspectos do saber profissional, privilegiando em seguida a discussão sobre o saber da experiência profissional do professor. Partindo de algumas contribuições teóricas sobre esse saber, busca-se destacar a importância da experiência como fundamental para um processo de formação continuada da profissão docente. Aliado às discussões teóricas, o artigo traz o testemunho do próprio autor a partir de relatos de suas vivências e reflexões por ele experimentadas como docente, sobretudo no início de sua carreira. No que se refere ao modo como este artigo é desenvolvido, trabalha-se com referenciais teóricos que enfatizam a reflexão e a vivência de consciência do saber experiencial na formação docente no sentido de possibilitar análises e interpretações do que o autor destaca em sua formação continuada. Como resultado, aponta-se a importância para a formação docente de refletir sobre o fazer e o ser docente, além de estar aberto às vivências das experiências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-24

Como Citar

Ribeiro, M. (2012). Vivendo e sendo o saber da experiência de ser professor. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(3). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/321

Edição

Seção

Artigos