Profissionais da saúde em campo

revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária

Autores

  • Luciana Dantas Farias de Andrade Universidade Federal de Campina Grande
  • Silvia Raquel Santos de Morais Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ângela Nobre de Andrade Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação, Educação em Saúde, Enfermagem

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar o que tem sido discutido, entre os pesquisadores, acerca das atividades de educação em saúde, na área da enfermagem e afins. Partiu-se do pressuposto de que, embora se encontrem profissionais que exponham um discurso libertador e procurem proporcionar relações dialógicas com a comunidade, ainda se encontram práticas educativas verticalizadas e hegemônicas. Isso aponta para a necessidade de transformação na relação profissional de saúde - usuário visando à construção de modelos assistenciais alternativos, capazes de acumular experiências contra-hegemônicas. Utilizou-se, como metodologia, a revisão integrativa da literatura sobre o tema educação em saúde em periódicos nacionais, no período de 2004 a 2010, indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus e Scielo. Observou-se que a consolidação do SUS tem incentivado os profissionais da saúde a buscarem outros referenciais, além dos biológicos em suas práticas, tais como a utilização das abordagens pedagógicas emancipatórias. Diante disso, sugere-se o aprofundamento do tema, tendo em vista sua relevância para a comunidade.

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Publicado

2012-12-24

Como Citar

de Andrade, L. D. F., de Morais, S. R. S., & de Andrade, Ângela N. (2012). Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(3). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325

Edição

Seção

Artigos