Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente, experiência pedagógica que muda a vida
Palavras-chave:
PADEP/D, experiência pedagógica, magistério, depoimentosResumo
Este trabalho apresenta a experiência surgida como parte da criação e execução do Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente (PADEP/D) na Guatemala, implementado como um programa de formação continuada e profissionalização do magistério do setor público em serviço, nos níveis pré-primário e primário e, mais recentemente, no nível médio. Expõe-se a história de sua criação, implementação, desenvolvimento e os resultados obtidos ao longo de mais de 15 anos. Além disso, incorporam-se depoimentos de docentes que participaram do programa, os quais destacam o impacto transformador em sua vida profissional e pessoal. O estudo seguiu uma abordagem descritivo-qualitativa, documentando e sistematizando a experiência educativa do PADEP/D. Triangulam-se três fontes: (1) revisão de normativa, relatórios e instrumentos de desenho curricular; (2) análise de dados estatísticos sobre matrícula, cobertura e titulação; e (3) depoimentos de docentes participantes acerca do impacto profissional e pessoal do programa. A combinação dessas evidências permite construir um relato histórico-reflexivo que recupera origens, conquistas e desafios do PADEP/D como experiência pedagógica inovadora.
Downloads
Referências
DIGED USAC. Acordo nº 30, de 26 de junho de 2009: aprovação do Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente. Guatemala: Universidad de San Carlos de Guatemala, 2009.
GUATEMALA. Ministério da Educação (MINEDUC). Acordo Ministerial nº 1176-2010, de 15 de julho de 2010: cria o Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente dentro da estrutura do Ministério da Educação da Guatemala. Guatemala: Diário da América Central, 2010.
GUATEMALA. Ministério da Educação (MINEDUC). Acordo Ministerial nº 2712-2019, de 19 de setembro de 2019: consolida o Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente com maior abrangência. Guatemala: Diário da América Central, 2019.
GUATEMALA. Ministério da Educação (MINEDUC). Estratégia para uma educação de qualidade para a infância e juventude guatemalteca. Guatemala: Ministério da Educação, 2012.
GUATEMALA. Ministério da Educação (MINEDUC). A formação contínua e o Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente: avaliação da primeira turma 2009-2011. Guatemala: Ministério da Educação, 2012.
LÓPEZ, O. H.; GRAJEDA BRADNA, G. Redesenho curricular do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDP): Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente (PADEP/D). Guatemala: Universidad de San Carlos de Guatemala, 2009.
LÓPEZ, O. H.; CRISPÍN, H. O Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente após 15 anos de sua implementação. Guatemala: Universidad de San Carlos de Guatemala, 2024.
UNIVERSIDAD DE SAN CARLOS DE GUATEMALA (USAC). Ata nº 27-2017, ponto sexto, inciso 6.5: aprovação das licenciaturas do PADEP/D. Guatemala: Conselho Superior Universitário, 2017.
UNIVERSIDAD DE SAN CARLOS DE GUATEMALA (USAC). Bases para o desenho do sistema de formação docente na Guatemala. Guatemala: USAC, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

