Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente, experiência pedagógica que muda a vida
Palavras-chave:
PADEP/D, experiência pedagógica, magistério, depoimentosResumo
Este trabalho apresenta a experiência surgida como parte da criação e execução do Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente (PADEP/D) na Guatemala, implementado como um programa de formação continuada e profissionalização do magistério do setor público em serviço, nos níveis pré-primário e primário e, mais recentemente, no nível médio. Expõe-se a história de sua criação, implementação, desenvolvimento e os resultados obtidos ao longo de mais de 15 anos. Além disso, incorporam-se depoimentos de docentes que participaram do programa, os quais destacam o impacto transformador em sua vida profissional e pessoal. O estudo seguiu uma abordagem descritivo-qualitativa, documentando e sistematizando a experiência educativa do PADEP/D. Triangulam-se três fontes: (1) revisão de normativa, relatórios e instrumentos de desenho curricular; (2) análise de dados estatísticos sobre matrícula, cobertura e titulação; e (3) depoimentos de docentes participantes acerca do impacto profissional e pessoal do programa. A combinação dessas evidências permite construir um relato histórico-reflexivo que recupera origens, conquistas e desafios do PADEP/D como experiência pedagógica inovadora.
Downloads
Referências
DIGED USAC. Acordo nº 30, de 26 de junho de 2009: aprovação do Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente. Guatemala: Universidad de San Carlos de Guatemala, 2009.
GUATEMALA. Ministério da Educação (MINEDUC). Acordo Ministerial nº 1176-2010, de 15 de julho de 2010: cria o Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente dentro da estrutura do Ministério da Educação da Guatemala. Guatemala: Diário da América Central, 2010.
GUATEMALA. Ministério da Educação (MINEDUC). Acordo Ministerial nº 2712-2019, de 19 de setembro de 2019: consolida o Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente com maior abrangência. Guatemala: Diário da América Central, 2019.
GUATEMALA. Ministério da Educação (MINEDUC). Estratégia para uma educação de qualidade para a infância e juventude guatemalteca. Guatemala: Ministério da Educação, 2012.
GUATEMALA. Ministério da Educação (MINEDUC). A formação contínua e o Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente: avaliação da primeira turma 2009-2011. Guatemala: Ministério da Educação, 2012.
LÓPEZ, O. H.; GRAJEDA BRADNA, G. Redesenho curricular do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDP): Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente (PADEP/D). Guatemala: Universidad de San Carlos de Guatemala, 2009.
LÓPEZ, O. H.; CRISPÍN, H. O Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente após 15 anos de sua implementação. Guatemala: Universidad de San Carlos de Guatemala, 2024.
UNIVERSIDAD DE SAN CARLOS DE GUATEMALA (USAC). Ata nº 27-2017, ponto sexto, inciso 6.5: aprovação das licenciaturas do PADEP/D. Guatemala: Conselho Superior Universitário, 2017.
UNIVERSIDAD DE SAN CARLOS DE GUATEMALA (USAC). Bases para o desenho do sistema de formação docente na Guatemala. Guatemala: USAC, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.









