USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da saúde, Saúde da mulher, Adolescente institucionalizado, Enfermagem

Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever experiências vivenciadas por um grupo de acadêmicos e uma docente do colegiado de enfermagem, da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, durante atividades do componente curricular Núcleo Temático, intitulado "Promoção à saúde no Processo de viver Humano: atenção à saúde da mulher". A metodologia utilizada esteve embasada na perspectiva de oficinas em dinâmica de grupo e a técnica de observação participante. Foram desenvolvidas cinco oficinas, onde foram trabalhados os temas geradores: afeto, higiene íntima e secreção vaginal, câncer de mama e colo de útero, infecções sexualmente transmissíveis, desigualdades de gênero e violência contra a mulher. Discutir a promoção e prevenção da saúde com adolescentes institucionalizadas se deu de fundamental importância pelo o grau de vulnerabilidade ao qual elas foram expostas, pela carência afetiva e a necessidade de conhecimentos básicos sobre suas peculiaridades de saúde. O uso de metodologias ativas se configurou de forma positiva por facilitar a compreensão das temáticas abordadas e a inserção dos discentes no ambiente de práticas.  Nesse contexto, a educação em saúde em instituições de acolhimento de adolescentes se faz necessária devido ao fato destas se encontrarem fragilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Como Citar

Rodrigues dos Santos Costa, D. R., Alves Campos, F. V., de Souza Carvalho e Lira, M. O., Guimarães, M. C., Henrique de Souza, S. T., Vieira Justino, T. M., & Araújo Pereira, V. V. (2019). USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 298–327. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/449

Edição

Seção

Metodologias Ativas do Ensino e Aprendizagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)