SALA DE ESPERA

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIDADE DE ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL ESPECIALIZADO SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Glória Maria Pinto Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Katia Simoni Bezerra Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thais Madeira Barbosa dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Hevelyn Kelly Samara Leite de Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thiago Santos Viana do Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Quézia Dominique Ribeiro Soares Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Brendo Vinícius Santos Macêdo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geovanna Majory Santos Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Prevenção, Saúde da Mulher, Sala de Espera

Resumo

A sala de espera é um espaço onde o atendimento multidisciplinar é aguardado, existindo uma comunicação entre os usuários de forma que ocorrem interações emocionais, culturais, singulares e coletivas, logo, um espaço propício para atividades educativas, além das atividades do acolhimento. Retrata uma vivência de acadêmicos na sala de espera no contexto da atenção primária à saúde, desenvolvida em um serviço de AME Saúde da Família. O propósito da atividade foi promover ações de prevenção e educação em saúde alicerçadas por estratégia pedagógica participativa e problematizadora, deslocando o campo do saber biomédico, centrado na transferência de informação, para um saber mais compreensivo para o usuário do serviço. A sala de espera ocorreu uma vez na semana, antecedendo a ação para qual o paciente buscou a unidade de saúde. A abordagem da sala de espera centrou-se nas contribuições da prática do aconselhamento em corrimentos vaginais e higiene íntima, em IST, em planejamento reprodutivo, em câncer de mama e em câncer de colo de útero, buscando trabalhar com aspectos do cotidiano, da informação e da avaliação de riscos. Através de um enfoque questionador, indagamos e analisamos o vínculo que os participantes estabelecem com o cuidar pessoal, a sexualidade, as IST e o uso do preservativo. Acredita-se que a atividade intensificou a importância da multidisciplinaridade nos espaços coletivos de saúde, fazendo com que os alunos exercitassem, por meio de discussões baseadas no processo de reflexão para a ação, um conhecimento de um sistema de saúde vivo e dinâmico, repleto de desafios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

14-04-2020

Como Citar

PINTO COELHO, Glória Maria; BEZERRA LIMA, Katia Simoni; DOS SANTOS, Thais Madeira Barbosa; DE ALMEIDA, Hevelyn Kelly Samara Leite; DO NASCIMENTO, Thiago Santos Viana; SOARES, Quézia Dominique Ribeiro; MACÊDO, Brendo Vinícius Santos; ALMEIDA, Geovanna Majory Santos. SALA DE ESPERA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIDADE DE ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL ESPECIALIZADO SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 452–467, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/456. Acesso em: 18 ago. 2025.