SALA DE ESPERA

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIDADE DE ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL ESPECIALIZADO SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Glória Maria Pinto Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Katia Simoni Bezerra Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thais Madeira Barbosa dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Hevelyn Kelly Samara Leite de Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thiago Santos Viana do Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Quézia Dominique Ribeiro Soares Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Brendo Vinícius Santos Macêdo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geovanna Majory Santos Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Prevenção, Saúde da Mulher, Sala de Espera

Resumo

A sala de espera é um espaço onde o atendimento multidisciplinar é aguardado, existindo uma comunicação entre os usuários de forma que ocorrem interações emocionais, culturais, singulares e coletivas, logo, um espaço propício para atividades educativas, além das atividades do acolhimento. Retrata uma vivência de acadêmicos na sala de espera no contexto da atenção primária à saúde, desenvolvida em um serviço de AME Saúde da Família. O propósito da atividade foi promover ações de prevenção e educação em saúde alicerçadas por estratégia pedagógica participativa e problematizadora, deslocando o campo do saber biomédico, centrado na transferência de informação, para um saber mais compreensivo para o usuário do serviço. A sala de espera ocorreu uma vez na semana, antecedendo a ação para qual o paciente buscou a unidade de saúde. A abordagem da sala de espera centrou-se nas contribuições da prática do aconselhamento em corrimentos vaginais e higiene íntima, em IST, em planejamento reprodutivo, em câncer de mama e em câncer de colo de útero, buscando trabalhar com aspectos do cotidiano, da informação e da avaliação de riscos. Através de um enfoque questionador, indagamos e analisamos o vínculo que os participantes estabelecem com o cuidar pessoal, a sexualidade, as IST e o uso do preservativo. Acredita-se que a atividade intensificou a importância da multidisciplinaridade nos espaços coletivos de saúde, fazendo com que os alunos exercitassem, por meio de discussões baseadas no processo de reflexão para a ação, um conhecimento de um sistema de saúde vivo e dinâmico, repleto de desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-14

Como Citar

Pinto Coelho, G. M., Bezerra Lima, K. S., dos Santos, T. M. B., de Almeida, H. K. S. L., do Nascimento, T. S. V., Soares, Q. D. R., Macêdo, B. V. S., & Almeida, G. M. S. (2020). SALA DE ESPERA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIDADE DE ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL ESPECIALIZADO SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 452–467. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/456

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)