O NOVO ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO

UMA ANÁLISE DO PROJETO DE LEI 6840/2013

Autores

  • Anny Karine Matias Novaes Machado

Palavras-chave:

Estado Regulador, Políticas Públicas, Reformas Educacionais, Projeto de Lei, Ensino Médio

Resumo

O surgimento e consolidação do Estado Regulador no Brasil tem sua gênese nos discursos acerca das necessidades de industrialização foi inaugurado por Vargas e tem caráter autoritário e centralizador. Hoje, passamos de um Estado Predatório para um Estado em reconstrução, mais democrático e com uma sociedade civil forte e articulada, em que há participação ativa na construção das políticas públicas, através de conferências e seminários. No âmbito das políticas públicas educacionais, o Ensino Médio sempre se constituiu no nível de maior complexidade de estruturação de políticas públicas. Neste trabalho, buscamos refletir acerca do Projeto de Lei n° 6.840/2013 formulado e proposto pela Comissão Especial destinada a promover Estudos e proposições para a Reformulação do Ensino Médio – CEENSI – que visa alterar a LDB 9.394/96 no intuito de instituir a jornada em tempo integral e a reorganização do currículo em áreas do conhecimento, apresentando-se como uma alternativa para a implementação de políticas educacionais para o Ensino Médio de forma mais urgente e perdurável.

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Biografia do Autor

Anny Karine Matias Novaes Machado

Mestre em Educação (UEFS)

Prof. da Faculdade do Sertão Baiano (FASB)

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

Machado, A. K. M. N. (2015). O NOVO ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO PROJETO DE LEI 6840/2013. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(9). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/96

Edição

Seção

Artigos