EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

REFLEXÕES ACERCA DE SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE

Autores

  • José Walter Rego Resende Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Heleno Pereira Nunes Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologia da Informação e Comunicação, Subjetividade

Resumo

Este estudo teve como objetivo refletir sobre a Educação a Distância (EaD) no âmbito das transformações ocorridas no cenário mundial no que tange aos fatores social, econômico e psicológico, ressaltando os aspectos concernentes a construção da subjetividade dos envolvidos no processo educativo dessa modalidade no contexto das Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s). Na busca para compreender as transformações no contexto educacional, principalmente na EaD, foi reralizado, para tal objetivo, uma leitura sobre a temática, desde sua eclosão e expansão mediada pelas TIC´s a partir da década de 1980 até os dias atuais e observações feitas por meio de relato de experiência docente durante quatro anos como professor tutor desta modalidade de ensino como recurso metodológico para delinear quais as suas imbricações e influências que marcam o surgimento de novos paradigmas da construção subjetiva no processo de ensino-aprendizagem e suas peculiaridades no desenvolvimento dos vínculos que sustentam a relação entre seus participantes, como mais uma forma de um modelo de construção subjetiva presente na EaD, seja no espaço presencial e virtual de forma síncrona ou assíncrona. Sendo esta uma possibilidade de um paradigma na formação da subjetividade humana contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Walter Rego Resende, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Psicologia - Univasf

 

Heleno Pereira Nunes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Psicologia - Univasf

 

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Resende, J. W. R., & Nunes, H. P. (2015). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(9). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/97

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)