COTIDIANO, MEMÓRIA E FAMÍLIA

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA SOCIAL PARA A INOVAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Alethéia Paula Lapas Prado
  • Renata Aparecida da Silva

Palavras-chave:

Ensino de História, Novas metodologias, História Social

Resumo

O grande desafio metodológico dos professores de História na atualidade é buscar novos objetos de análises, valorizar novos atores históricos e elencar temáticas que despertem a curiosidade pelo aprendizado do saber histórico em nossos jovens estudantes. Para isso, é fundamental a pesquisa constante por novos métodos e temáticas para o ensino de História. A inserção de novos objetos permite ao professor ir além dos temas tradicionais, criando significações para o aprendizado dos seus alunos. Nosso objetivo através desse artigo é demonstrar ações que possam aproximar o saber histórico elaborado em sala de aula com as experiências de vida dos educandos, para tanto, desenvolvemos uma proposta de trabalho que aborda o eixo temático cotidiano, memória e família numa perspectiva de análise comparativa entre passado e presente e as mudanças e permanências nas práticas humanas ao longo desses tempos distintos. Através do referido eixo temático, pretende-se que os estudantes compreendam que todos somos atores históricos e nossas ações contribuem para a formação de uma identidade coletiva e de uma sociedade consciente e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alethéia Paula Lapas Prado

Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia.

Educadora do Ensino Fundamental

Renata Aparecida da Silva

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Educadora do Ensino Fundamental

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Prado, A. P. L., & Silva, R. A. da. (2015). COTIDIANO, MEMÓRIA E FAMÍLIA: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA SOCIAL PARA A INOVAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(9). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/98

Edição

Seção

Artigos