A DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS

Authors

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Keywords:

Formação inicial, Educação Especial, Ciências da Natureza

Abstract

Diversas legislações garantem, na rede regular de ensino, a educação dos alunos que são público-alvo da Educação Especial, e um dos principais agentes no processo de inclusão é o professor. Pensar a sua formação voltada para a Educação Especial se constitui em um desafio. Assim, objetiva-se relatar como licenciandos de cursos de Ciências da Natureza do estado de Goiás vivenciaram a discussão sobre a Educação Especial em sua formação. Participaram da pesquisa quatro Instituições de Ensino Superior, envolvendo licenciandos de nove cursos de Ciências da Natureza. O questionário e a entrevista semiestruturada foram os instrumentos de coleta de dados. Como resultado, evidenciou-se a crença dos licenciandos de que a discussão sobre essa temática em sua formação inicial não é suficiente para que eles possam lidar com a complexidade dos alunos que são público-alvo da Educação Especial, sendo então necessário garantir, por meio de decretos, a obrigatoriedade de disciplinas teóricas e práticas que abordem tal tema.

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Author Biography

  • Fernanda Welter Adams, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA

Published

2022-11-19

How to Cite

WELTER ADAMS, Fernanda. A DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 29, p. 26–59, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1836. Acesso em: 18 aug. 2025.